1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

Como iniciar o desfralde? Confira algumas dicas essenciais!

0
0 avaliações

Desfralde consciente: orientações práticas para uma transição tranquila e bem sucedida na jornada da criança ruma a independência. Leia mais!

4mins para ler Jan 31, 2024
Baby and Me

Revisado pela equipe científica da Nestlé

A equipe científica da Nestlé é formada por nutricionistas especializados em nutrição materno-infantil, com sólida formação técnica e anos de experiência em prática clínica.

Introdução

Acompanhar o desenvolvimento dos pequenos desde os primeiros passinhos é sempre emocionante, não é mesmo? E com o desfralde não é diferente! Esse novo marco na vida do bebê requer muito carinho, calma e, é claro, atenção dos pais.

Pensando nisso, o Nestlé Baby&Me preparou um conteúdo super especial para te ajudar na hora de deixar as fraldas para trás. Então, continue conosco para obter insights e conselhos úteis nesse emocionante capítulo da maternidade.

Boa leitura!

Afinal, qual é a idade ideal para iniciar o desfralde?

Não existe uma idade certa para iniciar o desfralde, pois cada criança é única e o melhor momento para a transição pode variar, respeitando a maturidade e capacidade neurológica por parte dos pequenos.

Nesse processo de transição, o papel dos pais é fundamental. É preciso perceber e entender um conjunto de habilidades, que são os sinais de prontidão, indicadores de que a criança está pronta para iniciar a transição.

Conforme o Manual de Orientação, documento da Sociedade Brasileira de Pediatria, os sinais de preparação para o desfralde são:

  • Demonstrar interesse pelo banheiro;
  • Comunicar a necessidade de ir;
  • Manter a fralda seca por pelo menos duas horas;
  • Não querer usar fraldas;
  • Mostrar interesse em cuecas ou calcinhas;
  • Dizer que fez “xixi ou cocô”;
  • Sentar no penico ou vaso sanitário;
  • Ficar incomodado com a fralda suja.

Além disso, a disposição da criança para aprender e cooperar com o processo é fundamental.

Quer saber mais? Assista agora mesmo à orientação especializada da pediatra Fernanda Soler sobre o desfralde. Clique para obter mais informações e facilitar essa transição importante para o seu filho!

Como iniciar?

Iniciar o desfralde pode levar tempo e geralmente requer muita paciência e estratégia. O primeiro passo é reconhecer os sinais de prontidão e preparar um ambiente adequado, deixando seguro e confiável para os pequenos.

Para incentivar a criança, comece inserindo o penico no ambiente para que o pequeno se familiarize com o objeto e aproveite para ensinar como as coisas no banheiro funcionam.

Estabeleça uma rotina e leve a criança ao banheiro em horários regulares, como de manhã, depois das refeições e antes de dormir. Isso ajudará o pequeno a associar o uso do penico com certos momentos do dia e a criar hábitos saudáveis.

Além disso, o apoio e a comunicação nesse processo é fundamental. Criar um ambiente onde a criança se sinta confortável e confiante para comunicar suas necessidades é fundamental. E claro, evite pressões e esteja preparado para os contratempos que surgirem no caminho.

bebê deitado na cama enquanto a mãe troca a fralda

Desfralde para meninos e meninas: tem diferença?

O desfralde é uma etapa importante no desenvolvimento das crianças, e muitos pais se perguntam se há diferença no processo para meninos e meninas.

A verdade é que, embora algumas diferenças anatômicas possam influenciar essa transição, o processo em si é bastante semelhante para ambos os sexos. Porém, alguns pontos merecem atenção:

  • Meninas: ensine a fazer a higiene sempre de frente para trás, para evitar a contaminação na região íntima e problemas de infecção urinária.
  • Meninos: adote a posição sentada no ínicio, para evitar confusão. Durante o processo, o pai ou irmão mais velho pode ensinar como fazer xixi de pé.

Independentemente do género da criança, é essencial abordar o processo com paciência, compreensão e apoio.

Desfralde diurno x desfralde noturno

Embora ambos envolvam o abandono das fraldas, existem diferenças significativas entre os dois processos.

O desfralde diurno envolve aprender a usar o banheiro durante o dia e o noturno envolve aprender a controlar a bexiga durante o sono. Mesmo que a criança não utilize mais fraldas durante o dia, é provável que permaneça usando durante a noite por mais tempo.

Ambos os processos requerem paciência, compreensão e apoio dos pais e cuidadores. Com o tempo e a prática, a maioria das crianças eventualmente dominará o desfralde diurno e noturno, tornando-se completamente independentes no uso do banheiro.

VEJA MAIS: Desfralde noturno: 5 dicas para ajudar nesse processo

O que fazer quando a criança não se sente confortável no penico?

É comum as crianças resistirem ao penico no início, pois essa transição pode ser desconfortável em sua rotina.

Para tornar o processo divertido e garantir bons resultados, os livros infantis, músicas ou brinquedos para criar uma associação positiva com o penico são ótimos aliados.

Além disso, é importante incentivar a criança e elogiá-la por sua conquista, mostrando como está orgulhoso e feliz pela sua independência.

Mas, se houver resistência persistente, considere adiar o desfralde por um tempo antes de tentar novamente. Com paciência e comunicação aberta, a transição para o uso do penico será mais suave e eficaz para a criança.

Explore nosso guia completo com dicas essenciais para o treinamento do penico. Clique para descobrir maneiras eficazes de tornar esse processo mais suave para você e seu filho.

Conclusão

Pronta para tornar o desfralde uma experiência positiva e gratificante? Lembre-se de que essa fase é uma jornada de aprendizado para ambos, pais e filhos.

Com paciência, carinho e as estratégias certas, você pode tornar essa transição uma experiência positiva e recompensadora para toda a família.

Continue lendo para mais dicas valiosas e orientações práticas nessa fase emocionante da primeira infância, um universo imenso que nos surpreende constantemente. Até a próxima!

Referência

rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!

Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.