
Fonoaudiologia infantil: quando buscar apoio de um fonoaudiólogo?
A fonoaudiologia infantil pode ajudar desde recém-nascidos até crianças na fase de alfabetização. Confira os benefícios.
Introdução
A fonoaudiologia infantil vai muito além do acompanhamento de casos de atraso de fala. Especialistas em comunicação humana, esses profissionais podem ajudar em diferentes tipos de dificuldade de expressão: desde problemas motores ou neurológicos até os psicológicos.
Aliás, os fonoaudiólogos atuam em diferentes momentos da vida: da primeira infância até a velhice. Mas aqui focaremos na infância.
Na nossa jornada de crescimento, um processo muito importante que tem tudo a ver com linguagem e comunicação é a alfabetização. E também nisso a fonoaudiologia infantil exerce um papel fundamental: ela ajuda a associar fonemas a símbolos gráficos (letras).
A fonoaudióloga infantil Fernanda Suárez, especialista em Linguagem Com Enfoque nas Alterações de Linguagem e em Aprendizagem e atuação Educacional, nos ajudará a explicar mais sobre o tema.
O que é fonoaudiologia infantil?
“A fonoaudiologia infantil é responsável pela reabilitação da comunicação, audição, linguagem falada e escrita, leitura e articulação da fala da criança", explica Fernanda.
Segundo o Conselho Federal de Fonoaudiologia, “o campo de ação da fonoaudiologia envolve o desenvolvimento, as dificuldades e o aperfeiçoamento das habilidades comunicativas.
Isso inclui, além da linguagem, funções como sucção, mastigação e deglutição, sistemas de comunicação alternativos, aumentativos ou suplementares, entre outros”.
O trabalho do fonoaudiólogo começa ainda na maternidade, onde fazem o teste da linguinha e da orelhinha. Ambos são indolores e ajudam a diagnosticar e intervir precocemente em problemas da cavidade oral (língua, bochechas, céu da boca) e na audição do recém nascido.
Quando procurar fonoaudiologia infantil?
A gente confessa: achamos voz de criança com trocas de letras e sílabas uma das coisas mais fofas do universo. Algumas ficam tão engraçadinhas que a vontade é não corrigir nunca e até propor a mudança de dicionários para incorporar as novas formas de falar.
Além de fofura, as trocas fazem parte do aprendizado da linguagem - mas quando persistem no tempo podem indicar a necessidade de uma investigação mais profunda.
Mas quando procurar ajuda de um fonoaudiólogo infantil? Como é a consulta e o acompanhamento fonoaudiológico? Quais são os benefícios para a criança? Vamos saber um pouco mais sobre isso?
O fonoaudiólogo infantil pode ser requisitado em diferentes momentos da infância.
Fonoaudiologia para bebês
O profissional pode ajudar bebês recém-nascidos, ajustando a pega durante a amamentação, por exemplo. Ou pode avaliar eventuais dificuldades de bebês mais crescidos na deglutição de alimentos.
Fernanda comenta sobre os primeiros sinais de que a linguagem dos bebês está se desenvolvendo: “eles devem olhar nos olhos, reagir a um sorriso, acompanhar com o olhar enquanto uma pessoa se aproxima e tentar se comunicar através de balbucios”.
Fonoaudiologia para crianças com atraso de linguagem ou dificuldade de comunicação
“Com 1 ano, a criança já repete a mesma sílaba diversas vezes, imita gestos como mandar beijo e dar tchau. Com 18 meses, seu vocabulário aumenta a cada dia, chegando a 50 palavras, e ela já obedece ordens simples acompanhadas de gestos como "vem cá". A partir dos 24 meses, ela já fala frases simples”, acrescenta a fonoaudióloga.
O acompanhamento da fonoaudiologia infantil é fundamental para o aprimoramento da comunicação de crianças com síndrome de down, com transtorno do espectro autista (TEA) e para crianças com dificuldades de linguagem em geral.
Crianças a partir dos 2 anos de idade, que ainda não formam pequenas frases ou palavras, podem ser avaliadas e estimuladas com apoio da fonoaudiologia infantil. Nesse caso, não apenas a linguagem, mas outros aspectos são avaliados pelo profissional, como a comunicação.
Como saber se meu filho tem problema de fala?
Fernanda lista alguns sinais que podem indicar que é hora de procurar por um profissional de fonoaudiologia infantil. Fique atento caso a criança:
- prefira fixar o olhar em alvos muito estimulantes ou mais em objetos do que em pessoas;
- faça cada vez menos contato visual;
- não sorria ou sorria pouco para familiares e pessoas de convívio próximo;
- não responda ou responda pouco ao ouvir o próprio nome;
- tenha pouca resposta a estímulos;
- não imite o que vê à sua volta;
- utilize poucos gestos comunicativos, e os gestos que realiza não são para se comunicar;
- apresente irritabilidade ou respostas sensoriais atípicas, sendo muito sensível ou muito insensível a sons, texturas e luzes;
- tenha dificuldade em brincar de faz de conta;
- apresente falta de interesse em brincar com outras crianças ou falta de empatia;
- tenha reações pouco previsíveis aos estímulos e interesses restritos.
Leia também o relato de uma mãe que buscou ajuda na fonoaudiologia para o filho de 2 anos: “Só eu e meu marido entendíamos o que nosso filho queria dizer”
Fonoaudiologia infantil para idade pré-escolar
Sua criança está quase indo para o primeiro ano e ainda troca letras? O R pelo L, como o Cebolinha? Ou outras trocas comuns na infância como V por F, D por T, P por B, X por J ou S por Z? Esse é um bom momento para consultar um fonoaudiólogo infantil. Vale conversar com o pediatra para pedir o encaminhamento.
Nesse sentido, por volta dos 4 anos de idade, é esperado que a criança já pronuncie corretamente todos os fonemas, mesmo os difíceis encontros consonantais como pr, cl, lh, entre outros.
Se até os 5 anos a criança ainda troca letras, é importante ficar atento, porque isso pode prejudicar a comunicação e a compreensão das outras pessoas, além de afetar a autoestima da criança.
Além disso, confundir fonemas pode atrapalhar o aprendizado da escrita, que ocorre a partir de como a criança escuta e pronuncia as palavras.
Fonoaudióloga na escola? Presente!
Dentre as diversas áreas que o fonoaudiólogo pode atuar, existe a especialização na fonoaudiologia educacional - seja no apoio a escolas, seja no atendimento clínico de estudantes com dificuldades.
O fonoaudiólogo educacional faz a triagem auditiva de crianças pré-escolares e escolares para identificar possíveis alterações auditivas que possam prejudicar o desenvolvimento da linguagem, da fala e da escrita.
Quando são encontradas alterações na audição, os profissionais orientam a equipe de educadores e a família. Juntos, os profissionais definem métodos de inclusão para lidar com as dificuldades e discutem a necessidade de aparelhos auditivos e de acompanhamento fonoaudiológico.
O que faz uma fonoaudióloga infantil?
Na primeira consulta com fonoaudiólogo infantil, costuma-se fazer uma anamnese: ou seja, uma entrevista com os pais da criança sobre o histórico dela e da família.
“Nessa primeira avaliação, observamos se a criança apresenta os pré-requisitos para a fala. Ainda nessa consulta, já orientamos os pais sobre como podem estimular essa criança em casa. Nas próximas consultas, fazemos as avaliações de linguagem receptiva e expressiva, entre outras avaliações do desenvolvimento da criança”, diz Fernanda.
O profissional também pode solicitar exames, como a audiometria, para avaliar a audição da criança. Algumas, apesar de escutarem tudo, podem ter dificuldades com sons graves ou agudos, por exemplo. Ou escutarem em intensidade diferente em cada ouvido.
As consultas normalmente são divertidas para as crianças. É comum que alguns pais questionem: “mas como assim? eles só fazem brincadeiras!”. Porém, é brincando que fonoaudiólogos conseguem induzir e estimular a pronúncia correta das palavras, fortalecer a musculatura oral e já começar a fazer a associação com os elementos gráficos (letras).
Dependendo da idade e do problema de comunicação a ser tratado, algumas crianças podem ter um caderno próprio para as sessões e lições de casa para fazer junto com a família. Mas não se assuste: as tarefas de casa também têm um lado lúdico bem forte, como músicas, poesias e trava-línguas.
Quanto tempo dura o tratamento de fonoaudiologia infantil?
O tempo de acompanhamento fonoaudiológico varia conforme a criança e a necessidade, variando de meses a anos, com uma ou duas consultas semanais.
Avaliação e diagnóstico em terapia da fala infantil
A avaliação e diagnóstico em terapia da fala infantil são processos fundamentais para a identificação de dificuldades de comunicação em crianças. A avaliação consiste em analisar e compreender diferentes aspectos relacionados à linguagem, como a fonologia, semântica, pragmática, morfossintaxe e habilidades pragmáticas. Isso é feito por meio de observações clínicas, entrevistas com os pais e testes padronizados.
A avaliação também inclui a observação do desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, uma vez que dificuldades nessas áreas podem afetar a comunicação. O terapeuta da fala também pode solicitar exames complementares, como testes auditivos, para descartar qualquer problema sensorial que possa estar interferindo na capacidade de comunicação da criança.
Após a avaliação, o terapeuta da fala faz o diagnóstico, identificando as dificuldades específicas da criança e determinando o plano de tratamento mais adequado. O diagnóstico é essencial para um tratamento eficaz, pois permite que o terapeuta da fala direcione as intervenções de acordo com as necessidades individuais da criança.
Quais são os benefícios da fonoaudiologia infantil?
Aprender a se expressar e se comunicar melhor é o principal benefício da fonoaudiologia infantil. Junto com ele, temos uma série de benefícios adicionais. Quer ver?
- desenvolvimento das habilidades sociais
- controle da respiração e da voz
- maior facilidade na leitura e escrita
- compreensão dos outros
- autoestima na exposição de ideias
Importância da terapia da fala infantil
A terapia da fala infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e na melhoria da comunicação humana em crianças. Complementando o processo de aprendizagem, essa forma de terapia beneficia o desenvolvimento da linguagem de forma abrangente.
A terapia da fala infantil trabalha a comunicação humana em diferentes dimensões. Identificando dificuldades específicas, essa terapia ajuda a aprimorar as habilidades das crianças. Através de técnicas e exercícios especializados, os terapeutas da fala auxiliam as crianças a superarem obstáculos na pronúncia correta de palavras, na compreensão da linguagem, na melhoria da fluência e na expressão de pensamentos de forma clara e concisa.
Essa terapia também é fundamental para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de comunicação não verbal, como a linguagem corporal e expressões faciais adequadas. Além disso, ela pode ser benéfica para crianças com dificuldades de leitura e escrita, pois auxilia no aprimoramento das habilidades auditivas e fonológicas necessárias para a compreensão e produção de palavras escritas.
A terapia da fala infantil é essencial para que as crianças possam superar dificuldades na comunicação e desenvolver habilidades linguísticas adequadas para o seu crescimento pessoal e acadêmico. Portanto, é importante reconhecer a importância dessa terapia e buscar o auxílio de um terapeuta da fala habilitado para garantir um bom desenvolvimento da linguagem e comunicação nas crianças.
Importância da intervenção precoce na terapia da fala
Quanto mais cedo a intervenção ocorrer, maiores serão os benefícios. Crianças que recebem terapia da fala desde cedo têm a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação adequadas para sua faixa etária. Além disso, essa intervenção precoce pode auxiliar na melhoria da compreensão e na expressão oral, bem como na articulação correta dos sons.
Outro benefício importante da intervenção precoce na terapia da fala é o impacto positivo no desenvolvimento global da criança. Através da terapia da fala, a criança pode adquirir maior confiança e autoestima, à medida que seus problemas de comunicação são superados. Além disso, a terapia da fala também pode ajudar no desenvolvimento da capacidade de leitura, escrita e aprendizagem em geral.
Distúrbios comuns da fala e da linguagem em crianças
Os distúrbios da fala e da linguagem são problemas comuns que podem afetar o desenvolvimento da comunicação em crianças. Esses distúrbios podem variar desde atrasos na aquisição da fala e da linguagem até dificuldades mais significativas que afetam a compreensão e expressão verbal.
O atraso de linguagem é caracterizado por um atraso no desenvolvimento das habilidades de comunicação, como a capacidade de formar frases ou utilizar um vocabulário apropriado para a idade. Já a dificuldade de comunicação abrange uma ampla gama de problemas, como a dificuldade em articular corretamente os sons da fala, a compreensão limitada da linguagem ou a dificuldade em iniciar e manter uma conversa.
Além disso, a síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA) também podem afetar a fala e a linguagem em crianças. Na síndrome de Down, há um comprometimento cognitivo que pode dificultar a aquisição da fala e da linguagem. Já no TEA, os problemas de comunicação podem variar desde atrasos na fala até dificuldades na compreensão social e na interação verbal.
O acompanhamento da fonoaudiologia é de extrema importância para o aprimoramento da comunicação nessas crianças. O fonoaudiólogo pode realizar avaliações e trabalhar com estratégias terapêuticas específicas para cada caso, ajudando a criança a desenvolver habilidades de comunicação e maximizar seu potencial de interação social. O trabalho em parceria com a família e a escola também é fundamental para garantir um ambiente estimulante e favorável ao desenvolvimento da comunicação.
5 exercícios de fonoaudiologia infantil para fazer em casa
Mesmo com acompanhamento semanal do profissional de fonoaudiologia infantil, o papel da família na evolução da linguagem da criança é um complemento fundamental. Confira cinco dicas para ajudar:
- Estimule a conversa, puxe assunto. Evite censurar o tempo todo, para não inibir a criança. Mas, ao perceber que a criança pronuncia palavras de forma errada, repita a palavra com a pronúncia correta.
- Brincadeiras com música e ritmo: cante junto com a criança e faça brincadeiras com instrumentos musicais para a compreensão de notas graves e agudas. Outra brincadeira válida é fazer batidas de mãos e pés e convidar a criança a repetir o movimento no ritmo, intercalando também a percepção de intensidade.
- Jogos de palavras parecidas para estimular a atenção ao som. Por exemplo: faca e vaca; tato e dado, corpo e porco, alegria e alergia, camelo e cabelo, gênios e gêmeos, e assim por diante.
- Se perceber que a criança tem dificuldades específicas em algum fonema, convide para um treino diante do espelho. Por exemplo, se o problema for no V, que tal imitar um avião que faz “vvvvvvvv” e na sequência pensar juntos em palavras que tenham esse som? Trava-línguas também são opções muito divertidas para fazer em família!
- Acompanhe a criança nos exercícios indicados pelo fonoaudiólogo, seja servindo de espelho para os movimentos faciais, seja como companhia e estímulo.
Fernanda ainda acrescenta: “É muito importante que os pais e familiares brinquem com a criança. Isso faz toda a diferença.
Converse com seu filho nas atividades cotidianas, como no momento do banho, da alimentação, da troca de fralda... fale com ele o que está fazendo quando estiver junto.
Não fale errado, pois a criança precisa de um modelo correto de fala.Ensine a seguir instruções, como "pegue a bola", repita palavras novas várias vezes e dê um tempo para a criança responder.
Pergunte o que ela está fazendo, mantenha uma conversa e faça perguntas como: "quem vai entrar no carro?", "o que ela vai comer?'', "por que ele subiu no telhado?". Permita que ela crie histórias e entre na história também.
Fazendo assim, você estará contribuindo para o desenvolvimento da linguagem do seu filho de uma maneira prazerosa e eficiente”.
As dicas não substituem uma consulta médica. Consulte um profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Referências
Contribuições do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola https://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/departamentos/artigos/materiais_21.pdf
FONOAUDIOLOGIA E ATENÇÃO AO ESCOLAR https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/607/2020/05/Cartilha-Fonoaudiologia.pdf
Cartilha de linguagem de crianças pequenas https://www1.fob.usp.br/fonoaudiologia-lanca-cartilha-de-linguagem-de-criancas-pequenas/
IFF/Fiocruz lança cartilhas sobre desenvolvimento infantil https://portal.fiocruz.br/noticia/iff/fiocruz-lanca-cartilhas-sobre-desenvolvimento-infantil
Fonoaudiologia e educação infantil: uma parceria necessária https://www.scielo.br/j/rcefac/a/TyDbhRXtBMspPBRDnJFnJ3M/