MyFeed Personalized Content
6 a 8 meses
Artigo
Add this post to favorites

Fralda de pano: conheça a alternativa às fraldas descartáveis

0
0 reviews

Conheça a alternativa ecológica às fraldas descartáveis 

3mins para ler Jun 30, 2020

Há anos que as fraldas de pano usadas em bebês foram substituídas pelas fraldas descartáveis. A facilidade aliada à nova rotina dos pais fez com que o sucesso delas fosse garantido. Porém, com a difusão das práticas de sustentabilidade, o uso das fraldas descartáveis começou a ser questionado. Calcula-se que apenas um bebê usa cerca de 4 mil fraldas até os dois anos e que cada fralda leva até 600 anos para se decompor no meio ambiente.

Pensando em quanto essa facilidade impacta o meio ambiente que deixaremos para as próximas gerações, muitas mães têm optado pelo uso da fralda reutilizável. Mas engana-se quem acha que ela é a mesma fralda de pano usada anos atrás. A versão moderna é muito mais prática e evoluída, podendo até mesmo ser higienizada na máquina de lavar.

Fraldas ecológicas reutilizáveis: quais são as suas vantagens e desvantagens?

Além das vantagens ao meio ambiente, como a menor produção de lixo, as fraldas reutilizáveis são mais baratas a longo prazo, chegando à metade do custo das descartáveis (tomando como base os 2 anos até o desfralde do bebê). Além disso, elas causam menos alergias nos bebês e podem ser guardadas e utilizadas com o próximo filho, por exemplo.

Porém, para manter a higiene adequada com o uso desse tipo de fralda, alguns cuidados específicos são necessários, como: lavar corretamente; não deixar a criança por longos períodos sem a troca de fralda; não deixar por vários dias no balde até a lavagem; quando sair e precisar trocar a fralda, tirar a fralda do saquinho protetor assim que chegar em casa; e lavar com sabão neutro ou de acordo com as recomendações do fabricante.

Muitos pais relatam que a maior desvantagem do uso das fraldas reutilizáveis é fora de casa, já que você precisa guardar a fralda suja em um saquinho próprio e apenas pode colocar para lavar quando voltar para a casa. O que muitas famílias optam por fazer é usar a fralda ecológica em casa e a descartável apenas na rua, uma forma de facilitar um pouco a difícil tarefa de sair com uma criança pequena.

Fraldas biodegradáveis descartáveis: quais as diferenças e vantagens?

Enquanto as fraldas descartáveis tradicionais podem levar até 600 anos para a decomposição total na natureza, as fraldas biodegradáveis chegaram no mercado com a promessa de decomposição em até 5 anos. Isso acontece porque são fabricadas a partir de componentes de origem vegetal e recicláveis, como amido de milho e de batata, por exemplo. Além disso, esses componentes são hipoalergénicos e não causam danos à pele sensível do bebê. A principal desvantagem dessa opção de fralda é o preço do pacote, podendo chegar a até 2 vezes o preço das fraldas descartáveis tradicionais.