MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Programa Nutricional
Add this post to favorites

Por que o recém-nascido ou lactente chora

Reconhecer os sinais e as potenciais soluções para distúrbios gastrointestinais comuns

2mins para ler Nov 9, 2017

Você sabia?

Cerca de 25% das crianças saudáveis podem chorar inconsolavelmente durante as primeiras semanas de vida. Frequentemente esse choro é atribuído a “cólica”.

Veja se seu filho tem cólica

Se seu filho é saudável, mas chora excessivamente por mais de 3 horas por dia, 3 ou mais dias por semana, pode ser que tenha cólica.

A maior parte dos pais observa os sintomas da cólica quando a criança tem entre 2 e 4 semanas, com um pico, em cerca de 6 semanas. Geralmente descrevem o sintoma da cólica com o choro excessivo da criança saudável. A cólica é especialmente difícil para a rotina da casa do lactente, os pais e os cuidadores se sentem incapazes de ajudar a criança a parar de chorar. Além disso, a cólica gerar os sentimentos de ansiedade, frustração e exaustão. A boa notícia é que os episódios de cólica tendem a diminuir à medida que as crianças vão crescendo.

As causas da cólica

Considerando que crianças maiores não apresentam cólica, ela pode ser relacionada à imaturidade do sistema digestivo do lactente. Conforme a criança cresce, o intestino dela amadurece naturalmente, e as cólicas diminuem. Mas ainda não se sabe, exatamente, o que causa a cólica.

Além da imaturidade do organismo da criança, alguns especialistas sugerem que o choro excessivo característico da cólica está relacionado à quantidade e aos tipos de bactérias favoráveis no intestino das crianças, ou seja, como é formada a flora intestinal.

Na verdade, diversos estudos demonstraram que lactentes que apresentam uma flora intestinal saudável, apresentaram redução do tempo de choro .

Se você achar que seu filho tem cólica, busque a orientação de seu profissional de saúde. Última atualização: abril de 2017.

Referências:

  • American Academy of Pediatrics. Back to sleep, tummy to play. 2011. Disponível em: https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/sleep/Pages/ba…

  • Benninga MA, Nurko S, Faure C et al. Childhood functional gastrointestinal disorders: Neonate/toddler. Gastroenterology 2016; 150:1443-55.

  • Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: https://www.cdc.gov/sids/data.htm