1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

9 formas fáceis de passar mais tempo de qualidade com seu filho

5
5/5 1 avaliações

Sem ideias de como passar um tempo de qualidade com seu filho?

6mins para ler Jul 18, 2022

Saiba como atingir esse objetivo e transformar atividades simples em oportunidades de vínculo.

Você já sentiu mal por não passar tempo suficiente com seu pequeno, ou se sente culpado que o tempo que vocês passam juntos se arrasta? Veja nossas 9 dicas fáceis de como passar mais tempo de qualidade com seu filho, com ideias que vão desde exercícios divertidos até cozinhar com sua criança para aproveitar uma refeição em família. Como diz o velho ditado “qualidade é mais importante que quantidade”, portanto, como um planejamento futuro você pode transformar até as atividades mais simples em oportunidades para criar vínculos.

1. Programe, regularmente, um tempo de qualidade em família

Você pode estar pensando em passeios de um dia com crianças pequenas ou coisas para entreter as crianças em casa, por que não pensar em algumas opções e deixar seu filho escolher? Reserve um tempo regular de qualidade para a família e certifique-se de colocar no calendário a atividade adequada para criança, para não esquecer! Preso pelo tempo? Mesmo construir pequenas janelas de brincadeira, por exemplo, 10 minutos antes de sair para o trabalho ou quando chegar em casa, pode ajudar bastante a encher o “tanque do amor” do seu filho. Faça isso todos os dias e deixe-os liderar a peça para que se sintam ainda mais especiais.

2. Cozinhe com seu filho

OK, então seu filho pode não ser o melhor chefe ainda, mas cozinhar com crianças desde cedo pode despertar um interesse ao longo da vida por alimentos saudáveis, além de dar a eles um senso de responsabilidade. Também é ótimo para apresentá-los à matemática básica e incentivá-los a seguir as instruções. Pense em tarefas simples e seguras, como ajudar a pesar os ingredientes e misturá-los em uma tigela, e não se esqueça de dizer a eles que estão fazendo um bom trabalho para reforçar seu comportamento positivo. Para estender a atividade, você pode pedir ao seu filho para ajudá-lo a escolher uma receita, depois fazer uma lista de ingredientes e ir às compras juntos!

3. Desfrute de refeições em família juntos

Estudos mostraram que quanto mais frequentemente você se senta à mesa e compartilha refeições em família, mais provável é que as crianças tenham uma dieta saudável e permaneçam com um peso adequado. Compartilhar as refeições não apenas oferece uma oportunidade para modelar hábitos alimentares saudáveis, mas também para ensinar seu filho sobre a importância do tempo de qualidade em família. Certifique-se de que é um ambiente acolhedor e descontraído, com muita conversa. Você pode até ter refeições temáticas para torná-las mais divertidas. Coloque uma variedade de opções saudáveis e deixe seu filho escolher o que quer comer, sem qualquer pressão. Claro, se ele estiver ajudando você na cozinha, provavelmente ficará animado para provar suas criações culinárias!

4. Combine o seu exercício com exercícios divertidos para crianças

Entrar em uma rotina de exercícios diários não só é um bom exemplo para o seu filho, mas também lhe dá a oportunidade de criar mais laços familiares. Seja uma sessão de exercícios matinais de 10 minutos (basta pesquisar exercícios divertidos para crianças na internet), ou uma caminhada depois do jantar para relaxar, aproveite esses momentos especiais juntos e transforme-os em outra maneira de passar tempo de qualidade com seu filho. Confira nossas dicas de exercícios com crianças para ter mais ideias sobre como manter a forma com seu pequeno.

5. Pense em jogos para brincar com crianças, sem telas

Brincar com seu filho permite que você interaja e ria junto. Certifique-se de que está totalmente envolvido, desligando a TV e guardando o celular. Jogar juntos também ajuda seu filho a desenvolver sua imaginação, consciência espacial e habilidades motoras grossas e finas. Ao planejar jogos para brincar com crianças, tente incorporar uma mistura de brincadeiras estruturadas e não estruturadas. O jogo estruturado é onde você lidera a atividade e seu filho segue instruções simples, por exemplo, esconde-esconde ou pega. A brincadeira não estruturada é onde seu filho assume a liderança, por exemplo, na dramatização imaginativa, ou brinca livremente sozinho com seus brinquedos. Leia sobre porque é importante brincar com seu filho e obtenha mais ideias.

6. Saia de férias com a família, mesmo se estiver em casa!

Férias regulares em família são uma oportunidade fantástica para apresentar ao seu filho novas experiências, ensiná-lo sobre o mundo ao seu redor e, claro, desfrutar de mais tempo de qualidade com ele. Mas se você não tem férias em família chegando, não se desespere! Por que não planejar uma viagem de acampamento em seu quintal ou fazer uma festa do pijama na sala de estar? Vocês ainda podem olhar para as estrelas, contar histórias e cantar músicas juntos, criando memórias familiares especiais que durarão a vida toda.

7. Esteja preparado para um passeio em família com seu filho

Organizando um passeio em família ou passeios de um dia com crianças pequenas? Um pouco de planejamento pode levar muito tempo para minimizar o risco de colapsos, garantindo que todos possam aproveitar o tempo especial em família juntos. Viajar pode ser difícil para crianças pequenas, então divida as viagens em partes de atividades para manter o tédio à distância. Pense em atividades infantis nas quais toda a família pode se envolver, por exemplo, um jogo de “Eu vejo”. Os audiolivros também são uma ótima atividade familiar se você estiver no carro. Escolha um clássico que todos gostem, com um narrador de fala suave, pois assim você pode até conseguir fazer seu pequeno dormir! Traga lanches de viagem saudáveis para crianças, caso elas fiquem irritadas. Não se esqueça de levar babadores, colheres, tigelas e copos — todo o kit essencial para comer em qualquer lugar. E, claro, uma bolsa de bebê bem abastecida com muitas fraldas, lenços umedecidos e roupas de reposição

8. Atenha-se a uma rotina na hora de dormir

Seja qual for a atividade familiar que você possa fazer durante o dia, é importante manter uma rotina consistente na hora de dormir, para que seu filho aprenda desde cedo. Ler uma história juntos ou dar um mergulho no banho é uma ótima oportunidade para você ou seu parceiro se conectarem com seu filho, especialmente se estiverem separados durante o dia. Pense no banho, nos dentes, no livro, na cama – não importa o que você faz para a rotina de dormir do seu filho, desde que você faça a mesma coisa todas as noites. Seguir uma rotina de dormir não apenas ajuda as crianças a dormirem mais (boas notícias para toda a família), mas mais sono está ligado a um melhor comportamento cognitivo, melhor gerenciamento de emoções e hábitos alimentares mais saudáveis em crianças pequenas, o que pode contribuir para um ambiente mais harmônico para todos. Para saber mais sobre os benefícios do sono da criança, basta acessar o nosso artigo e descobrir a importância de ter uma boa noite de descanso.

9. Registre seu tempo de qualidade com a família

Agora que você sabe como transformar atividades simples em ideias especiais para momentos em família, certifique-se de registrar seu tempo de união em família! Por que não criar lembranças de seus momentos especiais juntos? Por exemplo, use folhas de uma caminhada para fazer uma colagem, ou colete conchinhas da praia para expor em casa. As crianças também adoram ver fotos e vídeos delas mesmas – e você vai adorar relembrar as memórias e se maravilhar com o quanto seu filho cresceu. Você pode até transformar suas filmagens favoritas em um álbum de fotos ou montagem de vídeo - então, quando seu filho adolescente perguntar o que vocês costumavam fazer juntos quando ele era pequeno, você pode mostrar a ele!

rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

5
5
1 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    1
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

5
Viviane Montebello Carvalhosa Set 25, 2023