0 a 12 meses
Vídeo
Add this post to favorites

Os marcos do desenvolvimento infantil e seus sinais de alerta - Videocast

0
0 avaliações

Em novo episódio do Baby&Me Videocast, as doutoras Priscila Stankevicius e Flávia Mariano falam sobre a importância de avaliar os marcos do desenvolvimento e mostram os sinais de alertas

6mins assistir

Os marcos do desenvolvimento infantil são as habilidades já esperadas que as crianças atinjam em uma determinada fase da vida. Trata-se de eventos como aprender a falar ou a andar, por exemplo. 
Esse assunto merece atenção pois, durante os primeiros cinco anos, o cérebro da criança se desenvolve em 85%. Ou seja, é a etapa em que ela mais aprimora habilidades cognitivas, motoras, sociais e de linguagem.

Ter conhecimento desses marcos e identificar os sinais de que as habilidades não estão ocorrendo dentro do padrão são fundamentais para uma possível intervenção e até para alinhar as expectativas com a família, que normalmente fica mais ansiosa pelas conquistas do bebê.

A importância do acompanhamento pediátrico

No Baby&Me Videocast, a nutricionista materno-infantil Priscila Stankevicius conversa com a Dra. Flávia Mariano, pediatra e neonatologista, que fala sobre a importância do especialista fazer avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil, sendo uma das temáticas das consultas de rotina de pediatria. 

“A gente avalia se o bebê está tendo um desenvolvimento neuropsicomotor adequado para a faixa etária dele. Então é superimportante que as pessoas saibam que isso faz parte da consulta de pediatria, da rotina de puericultura, e cabe a nós, pediatras, avaliarmos se existe algum sinal de alerta ou alguma habilidade que o bebê ainda não conseguiu desenvolver naquela determinada faixa etária”, comenta a Dra. Flávia.

O tema central da conversa é a atualização dos marcos do desenvolvimento, que foi feita em março de 2022 e que contribuiu para entender melhor essas conquistas. No Videocast, quatro pilares foram levados em consideração para identificar as habilidades. São eles: 

  • Social e emocional; 
  • Linguagem e comunicação; 
  • Cognitivo; 
  • Desenvolvimento físico e motor.

Sinais de alerta para os pais

A Dra. Flávia Mariano destaca os sinais de alerta que os pais devem observar em cada fase. Ela cita o exemplo de um bebê com 2 meses de idade, que normalmente, ao ficar na posição de bruços, consegue sustentar a cabeça. “Um sinal de alerta é quando a gente o coloca de bruços numa superfície, em uma cama ou em um trocador, e ele não consegue sustentar a cabecinha. Ele também deve mexer os bracinhos e as perninhas. Se isso não acontecer, é um sinal de alerta”, cita a especialista.

Além desse exemplo, a pediatra também destaca algumas habilidades que o bebê já deve exercer aos 4 meses, como juntar as mãos, e aos 6 meses, como passar um objeto de uma mão para a outra. Outro sinal de alerta é o fato de o bebê, com idade entre 6 e 7 meses e meio, não conseguir se manter sentado sem apoio. 

“Por fim, o bebê com 12 meses não precisa andar. Muita gente acha que o bebê com um aninho já precisa estar andando, entretanto ele precisar apresentar habilidade para conseguir sustentar o peso do corpo dele com suas próprias pernas”, comenta a pediatra.

A Dra. Flávia reforça que existe uma faixa de normalidade para que o bebê manifeste as suas habilidades. “O bebê não precisa se sentar sem apoio com 6 meses. Até os 7 meses e meio é esperado que ele sente. Se passar dessa fase, aí sim a gente precisa se preocupar”. Justamente por isso é importante fazer os exames de rotina. Para que o especialista acompanha e avalie as habilidades do bebê.

Além disso, vale destacar que as dicas acima não substituem uma avaliação profissional. Não deixe de consultar o pediatra para obter orientações individualizadas.

Saiba mais sobre desenvolvimento infantil

O Nestlé Baby&Me tem uma série de artigos sobre dicas para o melhor desenvolvimento do seu filho. Acesse já e tire as suas dúvidas!

 "As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o profissional de saúde para obter orientações individualizadas".

Dra. Flávia Mariano

Dra. Flávia Mariano

Pediatra e Neonatologista

  • Pediatra e Neonatologista pelo Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP
  • Consultório particular e Hospital Israelita Albert Einstein
rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!