MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Article
Add this post to favorites

Vitamina D: qual a importância desse nutriente na saúde do seu filho?

0
0 reviews

A vitamina D está diretamente ligada à formação de ossos e dentes saudáveis.

2mins para ler Out 6, 2021

Uma alimentação equilibrada e variada em nutrientes é essencial para o desenvolvimento e a saúde das crianças desde as primeiras papinhas. Para isso, não podem faltar alimentos ricos em vitaminas e minerais. Dentre os nutrientes importantes para um crescimento saudável, a vitamina D é um dos mais importantes, pois está diretamente ligada à formação de ossos e dentes saudáveis. Ela é, inclusive, popularmente conhecida como vitamina do sol, por ser liberada no organismo através da exposição solar adequada. Entenda quais são os efeitos da vitamina D no organismo das crianças e como adquiri-la de forma saudável.

A vitamina D ajuda a prevenir doenças

A vitamina D é importantíssima para a formação óssea do corpo humano, porque ela ajuda na absorção do cálcio no organismo. Porém, esse não é o único benefício na nossa saúde. Nas crianças, por exemplo, ela é vital para manter o sistema imunológico em dia, ajudando a prevenir doenças nos pequenos. Ela também ajuda no funcionamento do sistema cardiovascular, dos músculos e do metabolismo, além de prevenir doenças como a obesidade infantil.

Nutriente pode ser encontrado em peixes, leite e ovos

Para fazer a manutenção da vitamina D no corpo, é importante que a criança se exponha ao sol pelo menos de 10 a 20 minutos por dia, mas essa é apenas uma das formas (e mais simples, provavelmente) de absorver o nutriente. Além da exposição solar, a vitamina D também pode ser oferecida com os alimentos certos. Fígado bovino, peixes como sardinha e salmão, assim como frutos do mar como ostras e mariscos são excelentes fontes de vitamina D. Porém, se sua família segue uma dieta vegetariana, também é possível encontrar esse nutriente no leite, ovos e cogumelos.

Deficiência de vitamina D pode causar riscos à saúde

É importantíssimo que a criança mantenha os níveis de vitamina D de forma saudável, pois do contrário, existem riscos à saúde que podem ser enfrentados. Com a falta da vitamina D, o sistema imunológico dos pequenos fica comprometido, facilitando o surgimento de doenças oportunistas e infecções. O desenvolvimento ósseo também é afetado, dificultando o crescimento e a estatura padrão da criança para a sua idade. Entretanto, um dos maiores riscos de deficiência de vitamina D na infância é o raquitismo, doença que enfraquece a estrutura óssea causando dores fortes na coluna, bacia e pélvis e que pode ser passível de cirurgia.

rating review icon

Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação