CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

CSS - Benefits

CSS - Nutritional-Program

CSS GERAL MUCILON PRODUCTS

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
Como parar soluço de bebê

Como parar soluço de bebê: saiba o que funciona para acabar com o incômodo e o que é mito

Na maioria dos casos os soluços costumam ir embora com algumas dicas simples.

segunda-feira, Maio 17th, 2021

O soluço em bebês é muito comum em recém nascidos e pode começar antes mesmo do nascimento. O soluço nada mais é do que contrações involuntárias dos músculos respiratórios e do diafragma do bebê. Por serem imaturos, esses músculos são estimulados e “irritados” com muita facilidade, gerando o soluço.

 

Normalmente, os soluços acontecem quando os bebês engolem ar enquanto mamam, quando o estômago fica muito cheio e quando estão com refluxo. No geral, esses episódios não são prejudiciais à saúde do bebê, mas quando atrapalham o sono ou a alimentação, é importante consultar o pediatra para entender as causas. Na maioria dos casos os soluços costumam ir embora com algumas dicas simples. Veja abaixo:

 

5 dicas de como parar soluço em recém-nascido e bebês

 

1. Colocar o bebê para mamar: caso ele não tenha acabado de mamar e esteja com o estômago cheio, você pode colocar o bebê para mamar. O ato de sugar ajuda a diminuir o reflexo do diafragma;
 

2. Colocar o bebê para arrotar na posição vertical: essa posição ajuda a diminuir os gases no estômago. Essa dica funciona para os bebês que costumam ter soluço logo após mamar;
 

3. Identificar quando o seu filho já está alimentado: quando o estômago do bebê fica muito cheio, ele pode ter soluços com mais facilidade. Por isso, é importante observar e saber a hora que deve parar de alimentá-lo;
 

4. Manter o bebê aquecido: quando as temperaturas caem, é comum que bebês tenham soluço. Por isso, sempre deixe eles com roupas apropriadas para a temperatura do ambiente que estão.
 

5. Colocar o bebê na posição correta ao amamentar: se o bebê não está pegando corretamente o bico do peito da mãe, ele vai engolir ar enquanto mama e isso pode causar soluços.

 

O que não se deve fazer em casos de soluço em bebês

 

Alguns mitos e simpatias sobre como parar o soluço não devem ser nem testadas em bebês. Sustos ou sacudir bruscamente não têm nenhum efeito comprovado e podem causar danos à saúde deles, com a Síndrome do bebê sacudido (pode causar danos cerebrais, lesões permanentes e até mesmo risco de vida), por exemplo.

 

Quando o soluço em recém-nascido precisa ser observado?

 

Normalmente, os soluços em bebês desaparecem sozinhos sem nenhum tratamento, somente com algumas dicas e o amadurecimento do diafragma e dos músculos respiratórios. Porém, caso os episódios de soluço atrapalhem o sono e/ou a alimentação do bebê, é importante procurar o pediatra que acompanha o seu filho. Isso pode ser um sintoma de refluxo intragástrico e precisa de acompanhamento médico.

 

 

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo5/5
avatar
avatar

OK

OK

Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.