MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

Bebê recém-nascido: cuidados e tudo o que você precisa sobre os primeiros dias de vida do seu filho

0
0 reviews

Entenda todos os cuidados necessários para passar os primeiros dias de vida do seu bebê e enfrentar essa fase com mais tranquilidade.

3mins para ler Abr 20, 2021

Quando um bebê nasce, logo a preocupação bate à porta dos pais: como cuidar de um recém-nascido, tão frágil e indefeso? O que fazer? Pode assustar, mesmo: bebês recém-nascidos exigem cuidados especiais e especificidades que devem ser respeitadas e seguidas. Apesar de cada bebê recém-nascido ser único, há alguns cuidados básicos que, se seguidos, podem evitar problemas e aliviar a ansiedade e estresse dos pais nesse período delicado.

Cuidado com as visitas

O nascimento de um bebê é uma ocasião extremamente feliz e por isso, é normal que a família e os amigos fiquem ansiosos para conhecer a criança. Entretanto, as visitas no primeiro mês de vida não são aconselháveis, pois o bebê ainda não teve tempo para adquirir os principais anticorpos e tomar as vacinas. Além disso, o pequeno ainda está se acostumando com esse novo mundo e muita movimentação pode acabar perturbando e irritando o bebê.

Entenda e estimule a amamentação

Amamentar para muitas mulheres é um processo difícil e doloroso. O peito pode rachar, o bebê demorar para adquirir a pega, seios doloridos e inchados, leite empedrado… São muitas informações novas. Porém, amamentar é extremamente importante para a saúde do bebê e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. Por isso, não desista: entenda o seu ritmo e o do bebê e estimule a produção de leite o máximo possível.

Banhos de sol são importantes

O sol é fundamental nessa fase da vida da criança: além de fornecer vitamina D, ele impede e trata a icterícia, doença muito comum em recém-nascidos também conhecida como amarelão. O recomendado é que a criança tome sol por 10 a 15 minutos, dando preferência sempre ao sol da manhã, entre 6h e 10h, ou após às 16h e tomando os devidos cuidados para que o bebê não seja exposto diretamente à luz solar.

Aliviando as cólicas

Outro problema recorrente na vida dos pequenos são as cólicas, muito incômodas nesse período. Na maioria das vezes, elas são muito simples de serem resolvidas: você pode aliviar o desconforto com massagens delicadas (sempre com a orientação do pediatra). Algumas compressas mornas envoltas em pano limpo podem ajudar também.

Cuide do umbigo com atenção

O umbigo do bebê recém-nascido pode parecer assustador, mas com práticas simples, é fácil de lidar com ele. Higienize com álcool 70% e um algodão ou gaze limpo, sem tampar ou colocar nenhum pano em cima do umbigo. Ele costuma cair por volta de 15 dias de vida da criança, sendo natural um pouco de sangue nesse momento.

Peça ajuda

Os pais não podem nem devem cuidar de tudo sozinhos. Cuidar de um bebê é algo maçante e é normal bater tanto o cansaço físico como o mental. Tente formar uma rede de apoio para revezar os cuidados e tente, por mais que seja difícil, separar um tempo para você: veja um filme do qual gosta, o episódio de uma série ou tome um banho relaxante ouvindo música. Não tenha medo de pedir ajuda se não der conta, você também é um ser humano não tem que dar conta de tudo.