0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

Como estimular o bebê a falar

5
5/5 1 avaliações

Para estimular o bebê a falar são necessárias brincadeiras interativas em família, interação com outras crianças.

4mins para ler Fev 23, 2023

Os pais devem estar sempre atentos a algumas habilidades que os bebês começam a desenvolver logo nos primeiros anos de vida como, por exemplo, falar. Emitir sons e ouvir a própria voz faz parte do processo de aprimoramento da linguagem. Nesse sentido, os pais podem estimular o bebê a falar com brincadeiras, imitações e até caretas. Tudo isso de uma forma que garanta muita diversão e aprendizado ao pequeno. 

O Nestlé Baby&Me separou 9 dicas para você. Confira!

1. Imitar sons 

Imitar alguns sons faz parte do início do processo de comunicação do bebê. Aos poucos o pequeno vai vivenciando essa experiência de socialização, o que mostra como ele está desenvolvendo sua linguagem. 

Além disso, é importante se atentar para as alterações no tom de sua voz, as expressões faciais e os movimentos do seu corpo de acordo com os sons que você emite. 

Com o passar do tempo, é possível introduzir algumas palavras de fácil associação como “papá”, “mamã” e “au-au”. Depois, brinque com o seu bebê e estimule-o a imitar palavras que contenham a letras R, LH e outras um pouco mais complexas, como um exercício para a dicção. 

Faça disso uma grande diversão para o pequeno.

2. Ensine e faça caretas

Ensinar o bebê a fazer caretas estimula o pequeno a reagir emitindo alguns sons; mas, sobretudo, com o tempo, ele vai aprimorando a dicção. 

As caretas funcionam como exercícios para a musculatura facial. Além disso, também contribuem para a formulação de algumas palavras. 

É uma brincadeira simples, eficiente e divertida!

3. Brinque de onomatopeias

Estimular os bebês a imitar sons da natureza ou a criar onomatopeias comuns do dia a dia, como sons de carro, de buzina ou toque do telefone, são algumas práticas que também ajudam no processo de aprendizagem de fala. 

Você pode aproveitar e fazer essas onomatopeias quando estiver brincando de ‘faz de conta’ ou durante a leitura de uma história. São exemplos de onomatopeias que podem ser aplicadas nesses casos:

  • Buááá (choro)
  • Au-au (cachorro)
  • Miau (gato)
  • Cocoricó (galo)
  • Piu-piu (pintinho)
  • Cri-Cri-Cri (grilo)
  • Muuu (vaca)
  • Vrum (carro)
  • Bi-bi, fom-fom (buzina)
  • Tic-tac (relógio)

4. Escute música com o bebê

Ouvir música durante a gestação e no período pós-parto oferece grandes benefícios para o bem-estar do bebê e, ainda, pode auxiliar no desenvolvimento da fala e no vínculo entre a criança e os pais.

Por isso, os estilos musicais mais indicados para o bebê são aqueles que transmitem calma, como a música clássica, os sons de natureza (som de água e chuva, por exemplo), cantigas de ninar e, até mesmo, músicas espirituais, utilizadas em sessões de relaxamento.

5. Associar palavras 

A repetição de palavras é um fator determinante para que o bebê comece a associar algumas delas, e uma prática que reforça esse aprendizado é o de fazer gestos enquanto você diz algo ao pequeno.

Sendo assim, no dia a dia, sempre que for dizer “não”, comece a balançar a cabeça de um lado para o outro, e quando for dizer “sim”, fazer de para cima e para baixo. 
Aos poucos o bebê vai associando esses sinais e identificando os significados das palavras.

6. Ensine o nome de objetos

Inicialmente, para que o bebê comece a adquirir vocabulário, você pode ensinar o nome de alguns objetos que fazem parte do dia a dia dele, para que ele repita e faça esse exercício de associação. Até mesmo algumas partes do corpo, como a própria mão ou o pé. 

Nomeie os objetos que está usando, como “copo”, “prato” e “roupa”. Além disso, com o passar do tempo, dê o objeto ao bebê e pergunte o nome de forma didática.

7. Cantar 

Cantar é uma prática bastante positiva para o desenvolvimento de linguagem e fala do bebê. Essa dinâmica ensina ritmo, vocabulário e entonação. Tudo isso faz parte do processo de descoberta da linguagem e desenvolvimento da parte cognitiva.

8.Conte histórias 

A leitura para bebês deve ser incentivada desde muito cedo. Afinal, a relação entre a literatura e o ato de brincar se estabelece ainda na primeira infância, a leitura compartilhada colabora com o fortalecimento dos vínculos familiares.

9. Brincadeiras

Criança aprende brincando! Abuse dessa atividade entre familiares e outros bebês de forma positiva, já que os primeiros momentos possíveis de diálogo estarão exatamente dentro das brincadeiras.

A partir das brincadeiras, o bebê consegue desenvolver o vocabulário, a criatividade e outras habilidades linguísticas. Essas dinâmicas podem se transformar em histórias, canções e em muitas atividades diversas que contribuem para a parte cognitiva. 

Dicas para bebês recém-nascidos

Os primeiros meses do seu bebê podem ser desafiadores, mas repletos de encantos e descobertas. Por isso, o Nestlé Baby & Me pensou em ajudar os pais e mães de primeira viagem com isso. Confira como dar banho em um recém-nascido ou cuidados que você precisa nos primeiros dias de vida do seu filho.

"As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas".

rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

5
5
1 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    1
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

5
line.maranata@gmail.com Dez 27, 2023
Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!