Como posso integrar o meu bebê em nosso grupo social?
Seu bebê está pronto para socializar ainda mais, ajude-o com estas dicas.
Quando estamos à espera da chegada de um bebê, inclusive antes de que apareça uma barriguinha, queremos anunciar e dividir a notícia com o mundo inteiro.
Este é possivelmente o primeiro momento em que seu bebê entra em contato com a sociedade: quando se espalha a alegria de sua chegada, quando os amigos começam a adivinhar se será menino ou menina, quando surgem os primeiros possíveis nomes e, inclusive, a chegada dos primeiros presentes. No entanto, sua integração social começa no interior de sua pequena e nova família.
Em um primeiro momento, é o casal que inicia um período de ajustes; aprender a viver com as considerações que a gravidez requer, falar e planejar por três pessoas, desfrutar as manifestações de vida que o bebê dá desde o ventre materno, etc.
Esta primeira fase de mudanças na vida do casal, vem seguida da chegada real e física do bebê. A integração que começou durante a gravidez se consolida quando ele se instala, plenamente, em nosso núcleo familiar.
Com tudo o interesse e amor que o novo integrante desperta na família extensa e nos amigos, é aconselhável que o papai e a mamãe se abram um espaço para desfrutar e preparar a chegada do seu bebê, antes de abrir o portão ao mundo inteiro.
Lembre-se que agora vocês são os pilares deste novo lar, por isso as decisões devem ser tomadas a partir dos acordos entre pai e mãe em função do bem-estar deste novo núcleo. Compartilhamos aqui algumas ideias:
- Estabeleçam a rotina para desfrutar como pais, antes de dividirem novas experiências.
- Dediquem tempo de qualidade para aproveitar seu bebê sozinho.
- Consultem a opinião do seu/sua companheiro(a) sobre os temas relacionados ao seu bebê e decidam os que mais convenham. Qualquer conselho que possa ser dado depois, pode-se ajustar a uma base de acordos que o papai e a mamãe tenham tomado antes.
- Envolvam gradualmente o seu bebê nas atividades sociais que aconteçam, lembrando sempre que o bem-estar do núcleo familiar está acima das exigências sociais.
As oportunidades de integrar o seu bebê ao grupo social são muitas, e serão suaves e harmoniosas na medida em que ele se sinta plenamente integrado e vinculado à sua pequena família em casa.
Artigos relacionados