MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

Método Montessori ou pedagogia Waldorf?

0
0 reviews

Veja o que cada um deles propõe na educação infantil

3mins para ler Mar 25, 2021

O acesso à informação e a busca por uma educação compatível com suas crenças e valores, ajudaram a disseminar novos métodos educacionais: é o caso do método Montessori e da pedagogia Waldorf. Os dois já existem há bastante tempo, mas ganharam popularidade há alguns anos no Brasil. O método Montessori ficou mais conhecido pela proposta de decoração no quarto dos pequenos, enquanto a pedagogia Waldorf é conhecida pelas peculiaridades no ensino. Para entender melhor sobre cada um do método de educação e criação, veja a matéria que preparamos para vocês.

 

Método Montessori: o que é e como incluir na educação dos seus filhos?

O método criado por Maria Montessori é baseado no comportamento infantil e acredita que as crianças aprendem por conta própria a partir da observação. Veja abaixo as principais crenças do método Montessori:

  • As crianças aprendem a partir da observação: o método acredita que, para aprender, as crianças precisam de oportunidades de tentar e experimentar. Assim, elas aprendem com os próprios erros e superam sozinhas pequenas dificuldades. É preciso acreditar no potencial da criança. Caso o seu filho demonstre interesse em se alimentar sozinho, deixe que ele pegue o alimento com a mãe e leve à boca, permita que ele segure o talher e tente pegar o alimento. Essas tentativas vão fazer com que ele aprenda a se alimentar a partir das tentativas. Não se preocupe com a bagunça ou sujeira, tudo isso faz parte do aprendizado;
  • O ambiente precisa ser construído para a criança: o quarto, a sala de aula e outros ambientes precisam ser elaborados pensando no uso que elas farão dele. Tudo deve ficar ao alcance deles, para que eles possam pegar um livro ao ter interesse, se observar em um espelho, ir dormir quando quiser, etc. Claro que precisa levar em consideração a segurança do pequeno. A decoração de um quarto montessoriano é feita com foco na independência dele. Deixe os brinquedos acessíveis, os livros em prateleiras baixas, assim como a cama deve ser na altura do chão. Outro objeto é o espelho: a partir da observação do seu corpo e movimentos, ele desenvolve habilidades físicas e motoras.

 

Pedagogia Waldorf: como incluir na criação dos seus filhos?

A pedagogia Waldorf acredita que a criação e educação infantil vão muito além de provas e notas. Ela foi elaborada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, a pedido de uma fábrica de cigarros, a Waldorf-Astoria (daí o nome). Esse modelo de educação acredita no desenvolvimento global do indivíduo: corporal, anímico e espiritual. Essa pedagogia acredito no respeito ao potencial de cada criança e que tudo flui de maneira orgânica, respeitando a vivência que ela tem do mundo.

Todo o conhecimento que a criança adquire vem por meio do interesse e maturidade dela para cada tema. Sem cobranças ou pressões por resultados, as crianças vão adquirindo conhecimento de forma harmônica.

No Brasil, ainda existem poucas escolas que adotam esse método pedagógico, mas ele está presente em mais de 60 países. Você pode adaptar esse método para a sua realidade e não pressionar o seu filho com certas habilidades que eles ainda não tem maturidade ou interesse, por exemplo.