Gravidez
Artigo
Add this post to favorites

O que grávida pode comer e o que deve evitar durante a gestação

0
0 avaliações

Especialistas indicam os alimentos que são benéficos e aqueles que apresentam malefícios durante a gestação.

4mins para ler Nov 30, 2022

Uma alimentação saudável oferece uma série de benefícios à gestante. Além de ser fundamental para o melhor desenvolvimento do bebê, ajuda a preparar o organismo materno para o parto e a estimular a produção do leite. Saber o que grávida pode comer e o que é melhor evitar nem sempre é intuitivo, mas separamos algumas dicas de especialistas.

De acordo com eles, é recomendado que, durante a gestação, a dieta seja repleta de proteínas, frutas e vegetais, devendo incluir alimentos ricos em ácido fólico, ferro, cálcio, entre outros nutrientes. Além disso, há uma série de alimentos contraindicados, que podem oferecer malefícios ao bebê e à saúde da gestante.

O que grávida pode comer 

O Nestlé Baby&Me ouviu alguns especialistas, que orientam as gestantes a terem uma alimentação saudável, e que listaram os melhores alimentos para o período

Alimentos ricos em ácido fólico

A suplementação de ácido fólico na gravidez ajuda no funcionamento do sistema nervoso central. Essa vitamina faz parte do complexo B e participa em várias funções no organismo, principalmente na formação das células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento humano. Além disso, o ácido fólico é importante também para manter a saúde do cérebro.

São alguns exemplos de alimentos ricos em ácido fólico: 

  • Hortaliças verde escuras (espinafre, brócolis, aspargo, couve) e outros vegetais, como a beterraba e as cenouras;
  • Carnes vermelhas, fígado de vitela;
  • Miúdos de aves, fígado;
  • Gema de ovo;
  • Leguminosas (feijão, grão, milho, lentilhas);
  • Frutas (laranja);
  • Queijo.

Frutas, legumes e verduras

Esses alimentos são ótimos pela série de nutrientes que contemplam. Além do baixo teor calórico, agregam minerais e vitaminas que são absolutamente benéficos ao organismo da gestante. 

A ginecologista Helena Cossich destaca que a grávida deve tomar alguns cuidados especiais antes do consumo desses alimentos, principalmente se forem ingeridos crus, pois é necessário que sejam bem higienizados a fim de evitar quaisquer tipos de contaminação e doenças. “Tem que tomar cuidado com alimentos crus: legumes, verduras e frutas. Evitar comer na rua, porque a gente não sabe como é feita a higienização. Dar preferência para legumes cozidos. Em casa, você consegue fazer a higienização, aí você pode comer esses legumes crus”, ressaltou a ginecologista.

Comida japonesa também pode

A Dra. Helena Cossich comenta sobre uma dúvida comum entre suas pacientes: se grávida pode consumir comida japonesa. Ela responde que pode, mas também é necessário tomar alguns cuidados.

“Todo mundo fica na dúvida sobre comida japonesa, mas a comida japonesa de boa procedência pode. A gente fica com medo da carne dar toxoplasmose, e isso não acontece no peixe. O peixe, na verdade, a gente tem medo da difilobotríase, que é a tênia do peixe e é rara. Então peixe de boa procedência geralmente não tem problema”, responde a especialista.

A toxoplasmose é uma doença que pode ser adquirida pela ingestão de carnes cruas ou malpassadas, com hospedeiros intermediários que contêm cistos do parasita. Além disso, também pode ser contraída pelo consumo de água, frutas e verduras cruas que abriguem os ovos do Toxoplasma gondii. Isso nos leva ao próximo tópico.

O que grávidas devem evitar comer

Confira algumas dicas de especialistas ouvidos pelo Nestlé Baby&Me.

Alimentos crus e malcozidos

A nutricionista Cheila Terence reforça o que foi abordado no tópico anterior. “Alimentos crus ou carnes malpassadas devem ser evitados porque podem conter uma leva de bactérias que não são favoráveis à saúde do bebê e muito menos para a própria mãe”, disse. 

A fala vai ao encontro da orientação dada pela Dra. Helena Cossich ao Baby&Me, de que “a carne não precisa estar torrada, mas precisa estar bem cozida”.
A orientação de evitar alimentos malcozidos não se restringe apenas às carnes. Em relação aos ovos, por exemplo, a presença da bactéria Salmonela no ovo cru pode causar intoxicação alimentar e consequências graves para mãe e filho.

Alerta para grávidas que fazem jejum

As mulheres que fazem jejum intermitente precisam tomar cuidado com períodos prolongados de jejum. É o que alerta a Dra. Cossich. Segundo ela, essa prática pode até piorar os enjoos, distúrbio que é muito frequente durante a gestação. 

“Às vezes, esses períodos prolongados de jejum pioram o próprio enjoo, porque o trato gastrointestinal na gestação lentifica. Por isso, muitas mulheres têm azia. Então, ficar muito tempo em jejum, por mais que pareça estranho, pode piorar essa sensação”, disse a especialista, que também recomenda evitar deitar-se logo após comer.

Saiba mais sobre o que grávida pode comer

O Nestlé Baby&Me tem uma série de conteúdos voltados à nutrição da gestante. Saiba mais sobre o que grávida pode comer e beber. 

Além disso, esse mesmo assunto é pauta do nosso videocast. A pediatra e neonatologista Flávia Mariano e a nutricionista Mariana Del Bosco tão dicas às gestantes de uma alimentação saudável, pensada no melhor desenvolvimento do bebê.

Lembre-se que as orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.

Dra. Helena Cossich

Dra. Helena Cossich

Ginecologista

  • Médica formada pela Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital da Piedade em parceria com a Maternidade Carmela Dutra, com especialização em Videocirurgia Ginecológica pelo Instituto Crispi, e Medicina Fetal na CETRUS.
Cheila Terence

Cheila Terence

Nutricionista

  • Nutricionista no ABC Paulista
  • Especialista em Nutrição Clínica, Funcional e Saúde Intestinal
rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!