Dicas para uma amamentação afetiva e efetiva - Baby&Me Podcast
Aproveite as dicas da nossa especialista Dra. Simone e saiba como conduzir esse momento tão importante no desenvolvimento dos pequenos.
A amamentação é uma etapa importante do desenvolvimento infantil e que merece maior atenção em relação aos cuidados necessários para que mãe e filho tenham uma experiência especial.
O aleitamento materno proporciona uma série de benefícios ao bebê. Além de atuar diretamente no desenvolvimento do cérebro, reduz os riscos de ter doenças não transmissíveis na vida adulta, tais como hipertensão arterial, alterações de colesterol e diabetes, e diminui as chances de obesidade no futuro.
Diante disso, o Baby&Me Podcast convida a Dra. Simone Ramos, pediatra e consultora internacional de amamentação, para falar mais sobre esse assunto. Ela conta a importância de ter uma boa rede de apoio, tira as principais dúvidas a respeito do tema e dá dicas de como estabelecer uma amamentação afetiva e efetiva.
A amamentação na primeira hora do bebê
A Dra. Simone explica a importância da hora ouro (ou ‘golden hour’) do bebê. Trata-se da primeira hora após o parto, um momento especial em que mãe e filho têm o primeiro contato. É a ocasião mais adequada para o estímulo à amamentação.
“O que essa hora ouro vai mudar? Ela vai melhorar o equilíbrio da temperatura desse bebê. Quando ele vai para o colo dessa mãe, ele se aquece mais rápido. Quando o bebê põe a boca no peito da mãe, não necessariamente suga, porém esse momento de contato faz com que ocorra o reflexo no cérebro da mãe para ocorra a produção precoce e ejeção mais rápida do leite materno”, explica a especialista. Ela também cita outros benefícios, como o fato da amamentação diminuir o sangramento da mãe e reduzir a depressão materna.
Ao longo da entrevista, a Dra. Simone Ramos também dá dicas sobre técnicas de amamentação e orientações de postura para o bebê, ressaltando a importância do conhecimento desses métodos para que a experiência seja saudável e especial para a mãe e o bebê.
Confira a entrevista completa
Quer saber mais sobre as dicas e recomendações da Dra. Simone Ramos? Acesse já o podcast e confira a entrevista na íntegra. Você também encontra outras orientações de especialistas da área da saúde, que tratam sobre amamentação, no site Baby&Me. Acesse já!
"As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas".
Artigos relacionados