MyFeed Personalized Content
0 a 5 meses
Artigo
Add this post to favorites

Quando dar o primeiro banho em um recém-nascido?

Saiba o que dizem os especialistas

2mins para ler Jul 13, 2019

Veja como dar o primeiro banho no seu bebê

Recentemente existem opiniões encontradas em relação ao primeiro banho do bebê; alguns especialistas mencionam que não há problema algum com o momento que você decidir dar o primeiro banho no seu filho, sempre e quando seque muito bem o seu cordão umbilical depois de tirá-lo da água. 

Outra postura indica que o ideal é esperar que o cordão umbilical do bebê caia completamente, para colocá-lo em contato com a água; tomando banhos de esponja sempre que necessário. Isso acontece entre os primeiros 5 e 21 dias do nascimento.
 
No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) refere que é recomendável o colocar o bebê em contato com a água até 24 horas depois do parto, já que o verniz (a camada branca que o cobre dentro do útero) é como um escudo natural antibactérias.
 
Além de proteger o seu bebê, o vérnix tem uma função hidratante, por isso você não precisa passar óleos, cremes ou pomadas se decidir não dar banho imediatamente.
 
Uma vez que você decida dar o primeiro banho, precisa saber que sua pele é muito sensível e pode ressecar se der banho diariamente; três vezes por semana é mais que suficiente.
 
O momento do banho é algo que você pode decidir de acordo com suas crenças e estilo de vida, pois não deve se sentir incomodada com a opção de não dar, lembre-se que o instinto é o melhor guia para cuidar do seu bebê.