CSS - followUS_icons

CSS_Brands_Megadropdown menu

CSS - BabyandMe POPIN

esconder navegacao

estilo para links e listas

esconder rendimento e cooking time

Compartilhar Artigo
X
mae_lendo_livro_para_o_filho_antes_de_dormir

5 Dicas para criar a sua história de dormir ao seu filho

Crie uma história personalizada com o seu torne e torne esse momento ainda mais especial 

terça-feira, Maio 5th, 2020

A história para dormir é um clássico que atravessa gerações e encanta crianças do mundo inteiro. Ao criar um cenário cheio de fantasia, esse hábito ajuda a exercitar o lado criativo e lúdico do seu filho e também é um ótimo método para quem quer saber como fazer o bebê dormir a noite toda. É claro que você pode optar por livros infantis com os grandes clássicos, mas você já pensou em criar sua própria história? Personagens com características únicas, locais encantados e tudo mais o que você quiser podem estar nesse momento entre mãe ou pai e filho. Além disso, essa é uma ótima maneira de aumentar os laços com o seu filho e transformar a sua história para dormir em lembranças de vão durar a vida inteira. Gostou da ideia mas não sabe por onde começar? Vamos te ajudar com dicas que farão de você a melhor contadora de histórias de todos os reinos - encantados ou não!

Dica 1. Pense no tema da história infantil para dormir que você quer contar

Você pode usar esse momento para contar histórias que tenham alguma mensagem. Empoderar a sua filha? Ajudar o seu filho a perder o medo de alguma coisa? Contar uma situação na família (mudança, chegada de um irmão)? Tudo isso é possível!. Além disso, você pode simplesmente deixar a história fluir com heroínas, animais imaginários, castelos mágicos e rios de chocolate, basta deixar a criatividade solta!

Dica 2. Crie poucos personagens, a história para dormir não precisa ser muito complexa

Lembre-se que seu pequeno ainda é uma criança e memorizar muitos personagens pode ser muito complicado, o que facilita que ele disperse a atenção. Dois ou três personagens são suficientes para uma história muito rica em informações e conhecimento. Você também pode relacionar os personagens a pessoas da convivência do seu filho: a mãe, o pai, o irmão.

Dica 3. Leve características e gostos da criança para a história para dormir

Criar uma identificação com a história vai fazer a criança querer participar e prestar atenção. Pode ser um traço da característica física, de personalidade ou idade, por exemplo. Esse ponto é muito importante para uma criança com deficiências físicas, já que a representatividade pode fazer muita diferença na autoestima dela.

Dica 4. A história infantil para dormir não pode ser prolixa

Se uma história que enrola para chegar em algum lugar é chata para adultos, imagina para crianças. Por isso, use uma linguagem simples e direta. Por exemplo, se você insinuou que o personagem vai comer uma salada de frutas, não demore muito para fazer ele comer a salada de frutas. Depois de um tempo a criança vai se apegar a outra informação e vai esquecer de alguma coisa que você queria usar como gancho ou para finalizar a história.

Dica 5. Cuidado com o vocabulário da história para dormir. Literatura infantil tem que ser simples e direta

Lembre-se que as crianças ainda estão construindo o seu vocabulário. A cada dia elas aprendem uma palavra nova, mesmo que ainda não saibam muito bem o significado delas. Por isso, não use palavras que você não costuma usar com o seu filho. Mas tenha cuidado: isso não significa ser tatibitate, apenas usar palavras que façam parte do universo no qual a criança está inserida. Inspire-se na linguagem dos livros infantis que você lê para o seu filho para ter uma referência de um vocabulário simples, mas instigante e que ele possa se relacionar.

 

Ler mais

Faça Parte do Clube dos Meus Primeiros 1000 dias

Tranquilidade na maternidade a apenas um clique de distância. Faça parte.

  • Aprenda sobre nutrição no seu próprio ritmo
  • Experimente ferramentas práticas, feitas sob medida
  • Obtenha a ajuda e as respostas que você precisa, sem perda de tempo
Conteúdo relacionado
As mães comentam este artigo0/5
Buscar

Ainda não encontrou
o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.