Você já se sentiu sozinho durante seu primeiro ano como mãe/pai?
É totalmente normal! A maioria das mães dizem que, no início, também se sentiam solitárias às vezes. Mesmo quando você está segurando o seu bebê ou passando tempo nas redes sociais com amigos, sentimentos de solidão muitas vezes aparecem.
Você tem uma comunidade forte! Se a solidão se instalar, tente se concentrar no bebê em seus braços, no parceiro ao seu lado na cama e nas amizades de suas redes sociais. Isso pode realmente ajudar.
Você e seu/sua parceiro/a compartilham responsabilidades no cuidado dos filhos?
A vida é mais fácil juntos. Por exemplo, tente fazer um dos pais cozinhar o jantar enquanto o outro cuida da hora do banho, depois troque as tarefas no dia seguinte!
Isso não significa que um de vocês seja um/uma pai/mãe melhor. É complicado manter o equilíbrio! Tentem dividir as tarefas de cuidado das crianças de uma maneira que ambos se sintam confortáveis, e não hesitem em rever seu plano de educação caso não esteja funcionando para vocês dois.
Durante seu primeiro ano como mãe/pai, você experimentou muitos altos e baixos com questões emocionais?
É como uma montanha-russa, certo? Em um minuto você está olhando nos olhos do seu bebê com uma explosão de amor e em outro minuto você não sabe como sobreviverá sem explodir.
Impressionante! A maioria dos pais se sentem como se estivessem sentados no primeiro carrinho de uma montanha-russa com todas as emoções.
Você sentiu algum sentimento de culpa como um/uma novo/a pai/mãe?
Vamos contar os caminhos! Para voltar ao trabalho, ou não voltar ao trabalho. Para amamentar, ou não amamentar. Por levar uma hora para encontrar um amigo para tomar um café, ou por não conseguir ver amigos de jeito nenhum... É fácil sentir essas pressões. A boa notícia é que você não está sozinho/a: A maioria dos novos pais se sente culpado, não importa as escolhas que eles façam. Tente se lembrar que você está fazendo o seu melhor, e isso é tudo o que você pode fazer.
Nós não te culparíamos se dissesse sim, mas parabéns por não sentir culpa durante um tempo em que é tão fácil sentir a pressão para ser perfeito.
Considerando tudo; você diria que seu bebê é um "bebê fácil" de se lidar?
Dorme durante a noite, não chora em público e come direitinho - se isso não for fácil, o que é?
Nós entendemos. Eles choram muito, comem muito e fazem muito cocô. Perguntaremos novamente quando eles forem para a faculdade.
Próximo