Pré-Concepção
Artigo
Add this post to favorites

Como engravidar de menina e de menino?

0
0 avaliações

Especialista fala sobre tratamentos de reprodução e comenta se é possível planejar o sexo do bebê

3mins para ler Jan 17, 2023

Muitos casais desejam planejar o sexo do bebê, mas será que isso é possível? Em muitos casos, esse tipo de desejo é tão grande que os leva a acreditar em superstição e até recorrer a métodos que não são cientificamente comprovados. 

Pensando nisso, o Nestlé Baby&Me conversou com uma especialista no assunto. Ela respondeu algumas dúvidas sobre como engravidar de menina ou menino e comentou sobre métodos associados à seleção do sexo do bebê. 

Confira!

É possível planejar o sexo do bebê?

É possível, mas com o tratamento de reprodução assistida, que só é permitido em alguns casos específicos. “A escolha do sexo do bebê em um Tratamento de Reprodução Assistida é proibida pelas normas éticas que regem a Medicina Reprodutiva. A identificação do sexo, ou sexagem, é possível quando é realizada a análise genética pré-implantacional do embrião, porém só é permitida quando existem no histórico familiar doenças ligadas ao sexo que poderiam ser evitadas pela sexagem”, respondeu a ginecologista Dra. Juliana Calcagno.

Os tratamentos de reprodução assistida aos quais a Dra. Juliana se refere são divididos em dois aspectos: de alta e de baixa complexidade. Ela explica que os primeiros são mais simples. Trata-se da indução da ovulação com coito programado e inseminação intrauterina. “Estes procedimentos, como o próprio nome diz, são mais simples e têm menos intervenções médicas no processo de fertilização. Em ambos, a fertilização do óvulo pelo espermatozoide vai acontecer no próprio corpo da mulher”, explicou. 

Já os tratamentos de alta complexidade, ela comenta que esses recebem mais intervenções da medicina e têm maior quantidade de medicações utilizadas, e o procedimento de fertilização do óvulo é realizado em laboratório. “Neste caso, um embrião ‘já pronto’ é colocado dentro do útero. Por motivos óbvios as taxas de gravidez serão maiores quando realizamos os procedimentos de alta complexidade, porém mesmo nas melhores condições clinicas e laboratoriais, é impossível garantir uma chance de sucesso maior que 70%”, disse a ginecologista. “Por este motivo, sempre falo ao casal infértil que me procura: ‘o melhor tratamento de reprodução para você é o tratamento mais simples o possível que aumente sua taxa de gravidez quando comparada as chances de uma gravidez espontânea’, completou. 

Saiba mais sobre cuidados gestacionais

No Nestlé Baby&Me, você confere uma série de conteúdos voltados aos cuidados necessários antes, durante e depois da gestação. Especialistas da área da saúde dão dicas e orientações sobre alimentação, hábitos saudáveis durante a gravidez, além de como deve ser feito o acompanhamento médico e as características de cada etapa da gestação.
 
Acesse já!

Dra. Juliana Calcagno

Dra. Juliana Calcagno

Ginecologista

  • Médica formada em 2001 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Residência de Ginecologia e Obstetrícia concluída no HC-UFMG, mesma instituição se especializei em Reprodução Assistida com mais um ano de Residência Médica Credenciada
rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!