Pré-Concepção
Artigo
Add this post to favorites

Tratamentos para engravidar: ginecologista explica cada métodos

0
0 avaliações

Especialista explica como funcionam os tratamentos para engravidar e detalha as especificações desses métodos de concepção.

4mins para ler Jan 17, 2023

Os tratamentos de reprodução assistida se tornaram solução aos casos em que a infertilidade é tida como um problema. Com os avanços da medicina, esse tipo de tratamento contribui para a realização de sonhos, e graças a ele é possível oferecer alternativas seguras e eficazes para que casais heterossexuais, homoafetivos e pessoas solos possam ter filhos.

O Nestlé Baby&Me conversou com a ginecologista Dra. Juliana Calcagno. Ela respondeu algumas das nossas perguntas que são baseadas nas principais dúvidas de tentantes, explicou como funcionam esses tratamentos para engravidar e comentou sobre outros métodos de concepção

Boa leitura!

Baby&Me: Dra. Juliana, quais são os principais tratamentos para engravidar e qual é o mais indicado?

Os tratamentos de reprodução assistida são divididos entre tratamentos de baixa e alta complexidade. Entre os primeiros estarão os mais simples: indução da ovulação com coito programado e inseminação intrauterina. Estes procedimentos, como o próprio nome diz, são mais simples e têm menos intervenções médicas no processo de fertilização. Em ambos, a fertilização do óvulo pelo espermatozoide vai acontecer no próprio corpo da mulher. 

Já os tratamentos de alta complexidade cursam com maiores intervenções da medicina, maior quantidade de medicações utilizadas e procedimento de fertilização do óvulo realizado dentro do laboratório (ICSI - Injeção intracitoplasmática de espermatozoides). Neste caso, um embrião “já pronto” é colocado dentro do útero. 

Por motivos óbvios as taxas de gravidez serão maiores quando realizamos os procedimentos de alta complexidade, porém mesmo nas melhores condições clínicas e laboratoriais, é impossível garantir uma chance de sucesso maior que 70%. Por este motivo sempre falo ao casal infértil que me procura, “o melhor tratamento de reprodução para você é o tratamento mais simples o possível que aumente sua taxa de gravidez quando comparada as chances de uma gravidez espontânea. 

Baby&Me: o que é o tratamento de ovário policístico?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição clínica que pode levar à infertilidade.  Mulheres com SOP podem permanecer meses sem ovular. Os tratamentos da SOP para estas mulheres visam restabelecer seus ciclos ovulatórios. 

Segundo o mais novo Guideline de Diagnóstico e Tratamento da SOP apresentado na Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE), a primeira e principal intervenção para o tratamento de uma mulher com SOP é a mudança de estilo de vida. 

Exercícios físicos regulares, alimentação saudável e restrição calórica  para as mulheres acima do peso através do acompanhamento com o profissional de saúde especialista,  podem ser capazes de recuperar os ciclos ovulatórios regulares de uma mulher com Ovários Policísticos e, com isso, trazer de volta suas chances de uma gravidez espontânea. 

Baby&Me: E o tratamento com metformina, como funciona?

Como um dos fatores que contribui para a SOP é a resistência insulínica, quadro presente na grande maioria das mulheres com SOP que apresentam ciclos menstruais ausentes ou irregulares e obesidade ou sobrepeso, o uso da metformina pode ser um adjuvante no tratamento destas pacientes por atuar diretamente no controle da quantidade de glicose na corrente sanguínea. 

Mas atenção, o uso da metformina não terá a mesma eficácia se não for associado às primeiras intervenções indicadas (mudança de estilo de vida).

Baby&Me: é possível planejar o sexo do bebê?

A escolha do sexo do bebê em um Tratamento de Reprodução Assistida é proibida pelas normas éticas que regem a Medicina Reprodutiva. 

A identificação do sexo, ou sexagem, é possível quando é realizada a análise genética pré-implantacional do embrião, porém só é permitida quando existem no histórico familiar doenças ligadas ao sexo que poderiam ser evitadas pela sexagem.

Saiba mais sobre métodos de concepção 

No Nestlé Baby&Me, você confere uma série de conteúdos voltados aos cuidados necessários antes, durante e depois da gestação. Especialistas da área da saúde dão dicas e orientações sobre alimentação, hábitos saudáveis durante a gravidez, além de como deve ser feito o acompanhamento médico e as características de cada etapa da gestação. 

Lembre-se de sempre consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.

Acesse já!  

Dra. Juliana Calcagno

Dra. Juliana Calcagno

Ginecologista

  • Médica formada em 2001 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Residência de Ginecologia e Obstetrícia concluída no HC-UFMG, mesma instituição se especializei em Reprodução Assistida com mais um ano de Residência Médica Credenciada
rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

0
0
0 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    0
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!