de 0 a 6 anos
Artigo
Add this post to favorites

Histórias para dormir: por que são tão importantes?

5
5/5 2 avaliações

Contar histórias para crianças antes de dormir promove vários benefícios para o desenvolvimento infantil, além de garantir uma boa noite de sono, o que é importante para a saúde delas.

4mins para ler Set 30, 2022

Estar tranquilo na hora de dormir é muito importante à saúde, pois é o que garante uma boa noite de sono. Esse repouso está associado à reposição de energias do corpo, além de outros processos de cura e manutenção do organismo como o reparo de tecidos, a síntese de proteínas e a recuperação de células danificadas. 

Diante disso, uma das principais ações que favorecem a boa noite de sono é a criação do ambiente tranquilo na hora de dormir, especialmente voltado para as crianças, que necessitam de nove a 13 horas de sono por dia – de acordo com especialistas. Uma dica de prática a ser seguida é a leitura de histórias para dormir, que além de contribuírem para uma boa noite de sono, também são importantes para o desenvolvimento infantil

Confira o texto abaixo e entenda a importância de contar histórias para dormir.

Boa leitura!

A importância de contar histórias para dormir

Histórias para dormir não é algo que existe apenas nos filmes. Esse tipo de prática tem papel importante para estimular a imaginação infantil, a criação de vocabulários, a relação de sentimentos e emoções, a aproximação com os pais e uma série de outros benefícios.

Desenvolvimento da criança

Ao contar histórias para crianças, os pais propõem uma imersão à fantasia, pois a criança se atenta a detalhes e ainda trabalha a sua atenção. 

“As histórias para dormir fazem bem para a criança porque elas auxiliam no desenvolvimento dela, tanto o desenvolvimento emocional quanto o cognitivo. É uma forma de introduzir a criança ao mundo”, afirma o psicólogo Thiago Schaffer Carvalho. 

Ainda segundo o profissional, a identificação com personagens e a associação com objetos promovem a “percepção do mundo externo”, o que é importante para a introdução ao que seria uma nova realidade. 

Aproximação com os pais ou responsáveis

Para além do contexto de descanso, abordado no início deste texto, outro benefício relacionado ao hábito de contar histórias é o de aproximação com pais e responsáveis. De acordo com Carvalho, o momento de contar história serve como acolhimento para a criança, pois é quando ela se sente mais segura e há um espaço de vínculo e troca. 

“Muitas vezes é um momento que os pais ou os responsáveis pela criança têm uma troca de afetividade e de carinho. Então, o principal benefício está na criação de um vínculo e no estreitamento desse laço”, afirma o psicólogo.

Uma história pode influenciar no sonho da criança?

Essa é uma dúvida comum entre os pais, e a resposta é que pode influenciar. Segundo Carvalho, isso pode acontecer se a história for marcante para a criança. 

Caso a narrativa tenha uma temática de terror, isso pode causar pesadelos. Por outro lado, em casos de contos com finais felizes, a criança pode ter um sonho realizador.

Por isso, a escolha de uma boa história, com mensagens positivas, é importante para a garantia do sono saudável. Isso porque as histórias infantis contribuem para aguçar ainda mais a imaginação e criatividade das crianças. 

Qual é a idade ideal para começar a contar histórias para crianças? 

De acordo com Carvalho, não existe uma idade para começar a contar histórias. Para ele, quanto mais cedo começar essa prática é melhor para o desenvolvimento infantil. Ou seja, histórias para bebês também são positivas nesse sentido, porque ao escutar as narrativas, as crianças trabalham alguns estímulos que, no futuro, serão importantes para a fácil aprendizagem de leitura e escrita

“O quanto antes melhor, principalmente na primeira infância, quando a criança ainda está aprendendo a falar e a se comunicar. O fato de ela escutar os pais ou os responsáveis falando com ela, lendo e ela vendo a movimentação da boca, ajuda muito a desenvolver essas capacidades o quanto antes”, disse o psicólogo. “Desde recém-nascido, a contação de histórias, a conversa e a estimulação com a criança é sempre muito importante pro seu desenvolvimento”, completou.

E os pais viveram felizes para sempre

Manter as crianças calmas e tranquilas na hora de dormir garante a felicidade de muitos pais. 

Agora você já sabe a importância de contar histórias e garantir um ambiente favorável ao sono dos seus filhos.

Gostou dessa dica? Continue acompanhando o Nestlé Baby&Me para mais novidades!
 

rating review icon
Avaliações recentes

Média das avaliações

5
5
2 avaliações

Avaliações do momento

  • 5 star
    2
  • 4 star
    0
  • 3 star
    0
  • 2 star
    0
  • 1 star
    0

Adicione uma nova avaliação

5
gidougbraga@gmail.com Set 21, 2023
5
gidougbraga@gmail.com Set 21, 2023
Search icon

Ainda não encontrou o que você estava procurando?

Experimente o nosso novo e inteligente mecanismo de busca. Nós sempre teremos algo para você.

Faça Parte do

MVP Logo

Tenha acesso aos benefícios!

  • Descontos

    Descontos

    Descontos exclusivos para você e seu bebê! Confira nossos parceiros! Descontos não aplicáveis para Fórmulas Infantis 0-12 meses

  • Conteúdos

    Conteúdos e Ferramentas

    Conteúdos especiais e Ferramentas interativas para te apoiar em toda a jornada!

  • Informação

    Teste Grátis Kinedu

    Acesse conteúdos sobre o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu!

  • Especialistas

    Especialistas

    Tire suas dúvidas com um especialista preparado para te atender!