MyFeed Personalized Content
Gravidez
Artigo
Add this post to favorites

Posso consumir álcool se estiver amamentando?

0
0 reviews

Consumir álcool, ou não, é uma dúvida frequente durante esta etapa.

2mins para ler Jul 15, 2019

Veja tudo sobre o consumo de álcool durante a fase de amamentação

A quantidade de álcool que chega à sua corrente sanguínea, chega também ao seu leite. Ainda que a quantidade de álcool que você transfere a ele seja pequena, você deve considerar que o fígado do seu bebê é pequeno, ainda não está maduro e portanto ele não pode processar o álcool como uma pessoa adulta faria.
 
Alguns estudos demonstraram que o álcool pode afetar os hábitos do sono e alimentação dos bebês lactantes. Depois que a mãe consumiu álcool, alguns bebês podem dormir com mais facilidade, inclusive se sentirem mais cansados, mas dormem por períodos mais curtos. Alguns bebês amamentados por mães que bebem álcool, diminuem as mamadas.

Tudo com moderação.

O consumo de álcool em excesso pode afetar sua saúde e a do seu bebê durante esta fase. Quanto mais álcool você consumir, mais tempo seu corpo precisa para eliminá-lo.
 

Consumir álcool aumenta minha produção de leite?

Não. Não existe nenhum estudo ou base científica por trás da crença que consumir bebidas alcóolicas, como cerveja durante a amamentação, aumente a produção de leite materno. O álcool desidrata seu corpo e causa a perda de líquidos, que pode impactar negativamente na quantidade de leite que você produz - lembre-se que para produzir leite, você deve estar bem hidratada. De fato, consumir álcool pode diminuir a oxitocina, o hormônio responsável em ajudá-la a produzir leite materno.
 
Se você tem alguma dúvida sobre a quantidade de álcool que você pode consumir durante este período de amamentação, consulte seu profissional da saúde para saber quais são as recomendações para você e seu bebê.