Feed icon
Artigo

4 minerais básicos para o crescimento adequado do seu filho

Saiba quais alimentos contém estes minerais para garantir uma nutrição adequada.

2mins para ler Jul 18, 2019

Nesta idade as crianças estão em uma etapa de desenvolvimento e crescimento importante, pois precisam de alimentos que sejam altamente nutritivos que possam suprir todas as suas necessidades.


Os minerais fazem parte de numerosas reações e processos do corpo, por isso uma falta deles pode ocasionar um crescimento inadequado ou até alguma doença. A seguir, você encontrará o minerais mais importantes para o seu pequeno e onde você pode encontrá-los.


Ferro

  • Participa no correto funcionamento do sistema imunológico e ajuda a levar oxigênio a todas as células do corpo.
  • A melhor fonte de ferro está nos alimentos de origem animal, como a carne de boi, frango e mariscos; outras fontes são as verduras de folha verde e os cereais enriquecidos.


Cálcio

  • Junto com a vitamina D, ajuda no crescimento adequado dos ossos e dentes
  • É encontrado principalmente em lácteos, bem como em verduras de folha verde, brócolis, amêndoas, sardinhas e alguns alimentos infantis enriquecidos.


Zinco

  • Faz parte da cicatrização de feridas, tem um papel importante no bom funcionamento do paladar e na prevenção de doenças infecciosas.
  • A carne e os cereais enriquecidos são as fontes mais ricas; enquanto o frango, as nozes, os lácteos e as amêndoas contém níveis moderados de zinco.


Fósforo

  • Você sabia que todas as células do corpo contém fósforo de alguma maneira? Este mineral tem uma importante participação na formação dos ossos e dentes, além de ajudar os carboidratos e as gorduras a se converterem em energia para o corpo.
  • Sua principal fonte são as proteínas como a carne de boi, frango, peixe e ovo; e é encontrado também em frutas secas, leguminosas e cereais.


Na realidade, são poucas as crianças que podem precisar do uso e consumo de suplementos vitamínicos, se seu filho tiver uma alimentação correta, variada e equilibrada pode ser suficiente para suprir suas necessidades de nutrientes. Se você sente que o seu filho demonstra alguns sinais de deficiência de minerais, consulte seu profissional de saúde de confiança.


Conte-nos: qual é prato favorito do seu pequeno?