MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

Por que os sabores na alimentação do meu bebê são importantes?

0
0 reviews

Saiba mais sobre a variedade de sabores e sua importância no desenvolvimento do seu pequeno.

2mins para ler Jul 16, 2019

Os novos sabores significam novas experiências, porque desta forma a criança vai determinando seus gostos. É possível que recuse alguns alimentos, mas fique tranquila! Você pode tentar novamente, deixando passar alguns dias.

Para incorporar novos alimentos, é necessário que lhe ofereça pequenas quantidades para ver sua aceitação. E para isso recomendamos:
•    oferecer um novo alimento por vez e sem condimentos.
•    testar o novo alimento durante dois ou três dias 

Antes de oferecer um novo alimento, tente proporcionar um ambiente tranquilo para evitar que relacione o sabor com uma má experiência. Caso ele recuse alguma comida, tente mudar o preparo. Você sabia que o seu bebê deve experimentar ao menos 8 vezes um alimento para determinar se gosta ou não? 
 
É importante não obrigá-lo a comer algo que não gosta, nem que o alimente demais: sirva porções adequadas para sua idade. Se seu filho faz caretas ao experimentar um alimento novo, preste muita atenção aos demais sinais que ele pode lhe dar, porque algumas vezes demoram em se acostumar aos novos sabores e texturas.
 
Não se esqueça de dar atenção aos sinais de saciedade que indicarão que ele comeu o suficiente: os mais comuns são fechar a boca quando aproximar a colher, ou virar a cabeça de distanciando da comida.

Lembre-se:  mesmo quando o seu filho tenha começado a comer alimentos sólidos, o melhor para ele é que você mantenha o aleitamento materno em paralelo à alimentação complementar até os 2 anos ou mais.

As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o pediatra de seu filho para obter orientações individualizadas.