MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

Por que o DHA é importante no desenvolvimento cerebral das crianças na primeira infância?

0
0 reviews

Você sabia que 85 a 90% do cérebro se desenvolve até os 5 anos de idade?

2mins para ler Jun 5, 2020

Veja a importância do DHA no desenvolvimento cerebral das crianças

Você sabia que 85 a 90% do cérebro se desenvolve até os 5 anos de idade2,3? Após a primeira infância1 ele possui praticamente o tamanho do cérebro de um adulto. Nessa fase, no entanto, o cérebro da criança se desenvolve em um ritmo acelerado - gera mais de 3.000 conexões neurais por segundo e é 3x mais ativo que o cérebro de um adulto4. Além disto, você também sabia que cerca de 65% do cérebro é composto por gorduras, sendo o DHA 40% desse total?5

A primeira infância1 é especial para o desenvolvimento dos pequenos, uma verdadeira “janela de oportunidade”. Afinal é durante essa fase que eles aprendem e descobrem o mundo a sua volta, e atividades intelectuais como a linguagem e a memorização são cada vez mais desenvolvidas e exigidas1. Por isso, os estímulos corretos e uma nutrição adequada são essenciais para suportar o seu melhor desenvolvimento6,7.

Este é o motivo da organização mundial da saúde (OMS) recomendar o consumo de DHA na primeira infância1,8. Segundo estudos científicos, ele é um nutriente essencial para apoiar o desenvolvimento do cérebro e da visão dos pequenos, isso porque além de fazer parte da estrutura do nosso cérebro e olhos, o DHA também facilita a comunicação entre os neurônios8-11. O DHA representa sozinho aproximadamente 10% de todo o ácido graxo presente no sistema nervoso central humano (SNC)12. Desta maneira, ele auxilia o desenvolvimento da cognição dos pequenos.

Assim, é fundamental oferecer alimentos que contenham este nutriente durante a primeira infância1,8,9 como peixes de água salgada (salmão, atum, arenque e a sardinha) ou alimentos enriquecidos com altos níveis de DHA.

Referências

  • 1. American Academy of Pediatrics, 2019. Disponível em https://www.healthychildren.org/english/ages-stages/toddler/pages/defau… [atualizado em jul/2021].

  • 2. Uribe CB y Pérez-Pasten LE. Crecimiento y desarrollo I. In: Eternod JDG y Trens GT. Introducción a la pediatría. 7ª ed. Méndez editores: México, D.F., 2006; pp 69-74.

  • 3. Uribe CB y Pérez-Pasten LE. Crecimiento y desarrollo II. In: Eternod JDG y Trens GT. Introducción a la pediatría. 7ª ed. Méndez editores: México, D.F., 2006; pp 75-92.