MyFeed Personalized Content
1 a 3 anos
Artigo
Add this post to favorites

Meu filho de 1 ano não quer comer! O que eu posso fazer?

Não se desespere. Aqui listamos alguns conselhos que podem ajudá-la a fazer seu filho comer mais e melhor!

2mins para ler Jul 16, 2019

Veja o que fazer quando seu filho de 1 ano não quer comer

Seu filho de 1 ano come em pequenas quantidades? Demora muito com a comida e se nega, veementemente, a comer certos alimentos? 

Fique tranquila, nesta idade as crianças começam a se adaptar a um novo mundo de independência e autonomia. Por isso, é normal que você passe a "lutar" um pouco com seu filho na hora da comida.

Por princípio, devemos lembrar que, após completar 12 meses, os bebês passam a comer menos porque começam a crescer mais lentamente que antes. Desta forma, não precisam de tanta comida. Por outro lado, querem fazer as coisas por si mesmos: comer sozinhos e se sentirem autossuficientes.

Esta nova atitude pode causar:

  • Uma maior bagunça na hora da comida.
  • Lentidão para comer, porque estão aprendendo a pegar a comida com as mãos e/ou usar os talheres.
  • Maior oportunidade para se negar a comer certos alimentos.

 
Para que a hora da comida deixe de ser um problema, e seu filho comece a comer desfrutando como antes, veja alguns conselhos que preparamos para você:

  • Não dê lanches pouco antes das refeições principais. Lembre-se que o estômago do seu filho é pequeno e pode chegar à hora da comida sentindo-se satisfeito.
  • Sirva pequenas quantidades de alimento: 1 a 2 colheres de cada. Se ele quiser mais irá pedir, mas ver muita comida no prato pode causar ansiedade e fazer com que coloque de lado, ou a jogue.
  • As crianças adoram ter opções! Se quiser que comam alimentos saudáveis, deixe que elas escolham entre abóbora e brócolis, frango ou peixe, arroz ou massa. 
  • Comam em família, sem pressões e nem discussões de nenhum tipo. Um ambiente amoroso e tranquilo é ideal para que seu filho se sinta calmo e coma sem problemas.
  • Não comam assistindo televisão ou com brincadeiras próximas. O ideal é que todos falem e seu filho participe da conversa.
  • Se deseja que seu filho coma verduras, é importante que ele veja que você também as aprecia. Integre-as em seus alimentos favoritos e permita que ele os experimente. Talvez, no início, não agradem, mas se continuar oferecendo ele acabará experimentando e comendo algum dia. Não se preocupe, acontecerá! 
     

Caso esteja muito preocupada com a alimentação do seu filho e precise de ajuda, procure o seu profissional de saúde de confiança para oferecer orientações personalizadas para seu filho.