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Cereais x Farinha na Nutrição Infantil

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Cereais x Farinha

2mins para ler Jul 14, 2016

A base da pirâmide de alimentos é constituída pelo grupo dos cereais, tubérculos e raízes, tendo como nutriente predominante na sua constituição os carboidratos que são importantes fonte de energia, tanto que sua ingestão corresponde a cerca de metade das calorias que devem ser ingeridas durante o dia.

O estômago da criança é pequeno e as necessidades nutricionais são elevadas. É importante que se planeje a oferta de alimentos fontes de carboidratos com melhor qualidade e que também sejam fontes de vitaminas e minerais, tendo em vista que as necessidades nesse momento são maiores pelo crescimento e desenvolvimento acelerados das crianças.

Algumas dicas para o consumo de Cereais e Farinha na Nutrição Infantil

  • Crianças entre 1 a 3 anos devem consumir 5 porções do grupo de cereais ao dia.
  • Prefira o consumo de cereais infantis fortificados no lugar de cereais não fortificados como fubá e amido de milho. Eles contêm quantidade de energia adequada, maior quantidade de minerais e vitaminas. Alguns apresentam também probióticos e oferecem consistência que facilita a aceitação pela criança.
  • Variar o consumo de raízes e tubérculos (mandioca, inhame, cará, batata-doce) contribui para formação do hábito alimentar saudável e na variedade de ingestão dos nutrientes.
  • Produtos como biscoitos, salgadinhos, doces são fontes de carboidratos, mas não são adequados para essa faixa etária. Geralmente estão acompanhados de grande quantidade de açúcar, sal, gordura e têm pior qualidade nutricional.
  • Prefira o consumo na forma de mingaus ou misturado com frutas, ambos para consumo com colher.
Dr. Ségio Luiz de Almeida

Dr. Sérgio Luiz de Almeida

Médico Pediatra e Neonatologista

Médico Pediatra e Neonatologista