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dieta saudavel para a crianca

Como oferecer uma dieta saudável para a criança

Uma dieta saudável para a criança de mais de um ano pode render uma vida inteira de alimentação saudável. Aqui estão alguns passos iniciais nutricionais para os melhores alimentos para crianças. 

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Veja abaixo dicas para uma dieta saudável para a criança:

 

  • Evite muito açúcar, sal ou gordura saturada 

  • Ofereça uma variedade de alimentos para treinar o paladar do seu filho 

  • Tente oferecer 2-3 porções de leite e laticínios (ou substitutos adequados à base de vegetais) por dia. 

  • Tente oferecer 5-7 porções de fruta e legumes por dia. Podem ser frescos, congelados, crus, cozidos, enlatados, espremidos ou até secos. 

  • Tente oferecer 2-3 porções de carne magra para crianças ao dia, ou alternativas de proteína vegetal ou peixe. 

  • Tente oferecer 3-4 porções de carboidratos ricos em amido. Faça porções pequenas, uma vez que carboidratos podem encher muito. 

  • Lembre-se de que porções infantis são muito menores do que para adultos.  Uma porção de pão para uma criança de dois anos é cerca de meia fatia e uma porção de carne é de cerca de 30g (1 oz) - ou seja, quase um terço da palma da sua mão.  

  • Dê mais comida ao seu filho se ele demonstrar fome. Não encha demais o prato dele no começo. 

  • Escolha gorduras insaturadas de fontes vegetais (por exemplo, azeite de oliva ou óleo de canola) ao invés de alimentos fritos em gorduras saturadas, como nuggets de frango ou batatas fritas. 

  • Sirva em tamanhos e texturas apropriados - cenouras inteiras e uvas inteiras são potenciais riscos de asfixia. As uvas devem ser cortadas ao meio e as cenouras devem ser cozinhadas para que fiquem macias e cortadas em pedaços pequenos.   

  • Mentes e corpos em crescimento usam as suas reservas rapidamente. Mantenha o seu filho alimentado com 1-2 lanches saudáveis ao dia. 

  • Tente oferecer 6-8 bebidas ao dia. Água e bebidas a base de leite sem sabor (ou alternativas vegetais, como leite de soja ou de arroz) são as melhores opções. Evite refrigerantes e bebidas adoçadas com açúcar.  

  • Algumas autoridades de saúde recomendam dar suplementos de vitamina D a crianças, uma vez que eles podem ter dificuldade em obter o suficiente a partir da luz solar e da dieta. Converse com o seu médico para te aconselhar.  

  • Se você acha que tem uma criança com paladar exigente, leia a nossa lista de verificação sobre como ajudar.

  • As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o pediatra do seu filho para obter orientações individualizadas.

 

Fontes:

http://smababy.co.uk/toddler/healthy-diet-for-toddlers

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